A saúde do trabalhador da educação

a experiência de constituição de Cosates como dispositivo de intervenção numa rede municipal de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v22i1p15-28

Palavras-chave:

Saúde do trabalhador, Promoção da saúde, Educação em saúde

Resumo

O artigo apresenta uma experiência de pesquisa realizada em um município da Grande Vitória/ES no campo da educação pública, intitulada Programa de Formação e Investigação em Saúde e Trabalho. Visa a dar evidência ao modo como a pesquisa se efetivou, vislumbrando processos formativos no campo da educação com o objetivo de implantar Comissões de Saúde do Trabalhador. A proposta das comissões teve como direção metodológica as comunidades ampliadas de pesquisa para o exercício coletivo de análise da atividade docente. A direção metodológica foi a da pesquisa-intervenção e a produção de dados se efetivou a partir das narrativas produzidas nas rodas de conversa e do diário de campo. Apresenta como foram construídos esses instrumentos e ferramentas de análise para incrementar o debate sobre a saúde dos trabalhadores na Educação. Indica, ainda, o modo como a pesquisa, a partir da constituição de um fórum intersetorial buscou a experimentação da implementação de comissões de saúde do trabalhador da educação nas escolas. Os resultados indicam que a estratégia das Comissões por local de trabalho é um potente instrumento para intervir nas condições adversas de trabalho nas escolas.

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Biografia do Autor

  • Hélder Pordeu Muniz, Universidade Federal Fluminense

    Professor Titular de Psicologia da UFF

  • Janaina Madeira Brito, Secretaria Municipal de Saúde da Serra, Espírito Santo

    Psicóloga e Doutora em Educação Brasileira

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Publicado

2019-12-21

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

A saúde do trabalhador da educação: a experiência de constituição de Cosates como dispositivo de intervenção numa rede municipal de ensino. (2019). Cadernos De Psicologia Social Do Trabalho, 22(1), 15-28. https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v22i1p15-28