“Quero enxergar um pouco mais”: atividades e contexto de trabalho do agente socioeducador

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.cpst.2023.185433

Palavras-chave:

Agente socieducador, Adolescência e Juventude, Medida socioeducativa, Trabalho

Resumo

As medidas socioeducativas visam à responsabilização de adolescentes quanto às consequências de atos infracionais cometidos, incluindo sua integração social e privação de liberdade ou restrição de direitos. Os agentes socioeducadores (AS) têm o papel educativo de desenvolver ações que contribuam para ressocialização e manutenção de direitos destes adolescentes e assegurar defesa e proteção social. Objetivou-se avaliar quais são as atividades de socioeducação e segurança desempenhadas por AS e que fatores do seu contexto laboral favorecem ou dificultam a realização do seu trabalho. Foi realizado estudo qualitativo, no qual foram entrevistados 13 AS, de uma instituição na Região Sul do Brasil. Os resultados indicaram que as atividades de socioeducação são feitas de modo mais informal e pontuais, conforme visão de mundo do AS, com foco nos vínculos interpessoais. As de segurança envolvem ações para garantir a salvaguarda das pessoas que circulavam na instituição: contenção física, evitação da violência e vigilância. Conclui-se que os AS necessitam de um programa de educação permanente que permita qualificar as atividades de socioeducação, e que no trabalho seja considerado maior protagonismo deles.

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Biografia do Autor

  • Janine Kieling Monteiro, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

    Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

  • Luiz Gustavo Santos Tessaro, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Psicólogo, especialista em Psicologia Clínica, mestre em Psicologia  pela UNISINOS e assessor do Observatório Juventudes da PUCRS/Rede Marista.

  • Marina Guerin, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

    Graduanda de Psicologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Bolsista de iniciação científica CNPq do grupo LABORClínica - Laboratório de Psicologia Clínica do Trabalho  (UNISINOS). Pesquisadora Voluntária no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

  • Angela Helena Marin, Universidade Federal do Rio  Grande do Sul

    Doutora em psicologia e especialista em terapia de casal e família. Professora do Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e Personalidade do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio  Grande do Sul.

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Publicado

2023-05-30

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

“Quero enxergar um pouco mais”: atividades e contexto de trabalho do agente socioeducador. (2023). Cadernos De Psicologia Social Do Trabalho, 26, e-185433. https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.cpst.2023.185433