Metodologia e métodos de análise em clínica da atividade

Autores

  • Jean-Luc Roger Conservatoire National des Arts et Métiers (Paris, França)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v16ispe1p111-120

Palavras-chave:

Atividade, Real da atividade, Desenvolvimento, Autoconfrontação, Instruções ao sósia.

Resumo

Este artigo trata da metodologia na clínica da atividade. Principia com a definição da noção de atividade, distinguindo-a da atividade realizada e do real da atividade. Estruturado pelos conflitos entre três polos, o próprio sujeito, os outros e seu objeto, esse real da atividade não é passível de ser conhecido ou transformado de modo direto, nem pelo sujeito nem por qualquer outro. Acessar a atividade implica, então, proceder de maneira indireta. O artigo mostra por que e como, para atingir esse fim, se deve “provocar” o desenvolvimento. Essa metodologia usa métodos – autoconfrontação e instruções ao sósia – que permitem a instalação de uma atividade nova, retomando e fazendo reviver os conflitos do real da atividade e as soluções que lhes são dadas. Por fim, um estudo de caso permite ilustrar os efeitos dessa metodologia desenvolvimental em suas duas vertentes: a do aumento do poder de agir e da ampliação do manejo de seu ofício pelos sujeitos em questão e a dos conhecimentos científicos dos processos em jogo.

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Publicado

2013-06-30

Como Citar

Metodologia e métodos de análise em clínica da atividade. (2013). Cadernos De Psicologia Social Do Trabalho, 16(spe1), 111-120. https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v16ispe1p111-120