A construção da solidariedade na escola: as virtudes, a razão e a afetividade
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022006000100004Palabras clave:
Solidariedade, Virtudes, Razão, AfetividadeResumen
Discutindo sobre como as pessoas podem construir a solidariedade, baseando-se em pressupostos psicológicos que garantem que tal virtude é construída por cada um na interação com o meio, esta pesquisa aponta um caminho para a formação de sujeitos mais autônomos e solidários: a cooperação como estratégia de conceber a construção das virtudes. Para tal, foram investigados, em comparação, os julgamentos de crianças de ambos os sexos, na faixa etária de 6 a 7 anos, provenientes de dois tipos de ambientes: A - baseado em relações autoritárias; e B - em relações de cooperação. Utilizou-se da aplicação das provas de diagnóstico do comportamento operatório de Jean Piaget, no intuito de verificar um paralelo entre as estruturas cognitivas e morais dos sujeitos, como também da observação das relações interpessoais e da discussão de dilemas morais, divididos em dois blocos, que atenderam a dois requisitos desta investigação: constatar o julgamento da solidariedade entre pares e na presença da autoridade. Os resultados demonstram a existência de uma evolução na disposição dos sujeitos para serem solidários, ligada a uma perspectiva de vivenciarem experiências significativas de reciprocidade e respeito mútuo, características de um ambiente cooperativo. Tais resultados nos permitem conceber uma "Pedagogia das virtudes", que considere o desenvolvimento das estruturas cognitivas e dos aspectos afetivos para a construção de personalidades morais.Descargas
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Publicado
2006-04-01
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Sección
Artículos
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Cómo citar
A construção da solidariedade na escola: as virtudes, a razão e a afetividade . (2006). Educação E Pesquisa, 32(1), 49-66. https://doi.org/10.1590/S1517-97022006000100004