Exercício docente na escola: relações sociais, hierarquias e espaço escolar

Autores/as

  • Marieta Gouvêa de Oliveira Penna Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022008000300010

Palabras clave:

Cultura escolar, habitus do professor, Função docente, Espaço escolar

Resumen

Este artigo apresenta análises formuladas sobre as condições objetivas de trabalho dos professores, relacionadas ao espaço escolar, às dificuldades por eles enfrentadas no trato com os alunos, à existência ou não de autonomia na condução das tarefas em seu cotidiano e ao estabelecimento de hierarquias nas relações estabelecidas na escola. Trata-se de parcela de resultados obtidos quando da realização de pesquisa para elaboração de tese de doutorado. Os dados foram coletados em 2005, por meio de entrevistas semi-estruturadas com dez professoras do ciclo I do Ensino Fundamental em duas escolas públicas estaduais paulistas, além de direção, coordenação, pais e alunos. A análise das condições de trabalho dos professores evidenciou que socialmente essa função não possui prestígio. No entanto, mesmo sendo função desvalorizada socialmente e em face às difíceis condições objetivas a que estão submetidos como, por exemplo, a falta de autonomia para a condução de seu trabalho, para os professores exercer docência significa valor, não só em razão de ganhos econômicos advindos com o salário recebido, mas especialmente em decorrência do capital simbólico que capitalizam nas relações de distinção estabelecidas na escola. Além disso, exercer a docência significou elevação concreta do capital cultural dos professores, ao se levar em consideração suas famílias de origem.

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Publicado

2008-12-01

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

Exercício docente na escola: relações sociais, hierarquias e espaço escolar . (2008). Educação E Pesquisa, 34(3), 557-569. https://doi.org/10.1590/S1517-97022008000300010