A psicanálise, a educação e a escola de Bonneuil. A (à) lembrança de Maud Mannoni

Autores

  • Leandro de Lajonquière USP; Grupo de Pesquisa

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v3i4p65-79

Palavras-chave:

Mannoni, psicanálise educação, pedagogia moderna

Resumo

Lembramos a crítica da psicologização da infância e de sua educação formulada por Maud Mannoni, apontando para o fato de que esse processo é o responsável pela impossibilidade de vir a se produzirem efeitos subjetivantes. Por outro lado, observamos que a natureza do dispositivo institucional de Bonneuil obedece a uma forma singular de se considerar o papel da psicanálise numa crítica às ilusões (psico)pedagógicas modernas. Por último, através das categorias de dom e desejo, analisamos em detalhes o engodo ao qual nos conduz a tese da dita adequação natural entre as capacidades infantis e a intervenção do adulto.

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Publicado

1998-06-01

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

A psicanálise, a educação e a escola de Bonneuil. A (à) lembrança de Maud Mannoni. (1998). Estilos Da Clinica, 3(4), 65-79. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v3i4p65-79