Psychoanalysis, education and Bonneuil school
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v3i4p65-79Keywords:
Mannoni, psychoanalysis-education, modem pedagogyAbstract
We remind Maud Mannoni's critical comments on the "psychologization" the children and their education, pointing out that this process thwarts the production of subjective effects. On the other hand, we highlight the nature of Bonneuil's institutional scheme, which complies with a peculiar form of considering the role of psychoanalysis and forms a critic to the modern (psycho)pedagogic illusions. At last, through the categories of gift and desire, we analyze in detail how the thesis of the so-called natural befitting between the children 's capacities and the adult's intervention leads to a wile.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
O envio dos manuscritos deverá ser acompanhado de Carta à Comissão Executiva solicitando a publicação. Na carta, o(s) autor(es) deve(m) informar eventuais conflitos de interesse - profissionais, financeiros e benefícios diretos ou indiretos - que possam vir a influenciar os resultados da pesquisa. Devem, ainda, revelar as fontes de financiamento envolvidas no trabalho, bem como garantir a privacidade e o anonimato das pessoas envolvidas. Portanto, o(s) autor(es) deve(m) informar os procedimentos da aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética da instituição do(s) pesquisador(es) com o número do parecer.
O material deve ser acompanhado também de uma Declaração de Direito Autoral assinada por todo(s) o(s) autor(es) atestando o ineditismo do trabalho, conforme o seguinte modelo:
Eu, Rinaldo Voltolini, concedo à revista o direito de primeira publicação e declaro que o artigo intitulado Sobre uma política de acolhimento de professores em situação de inclusão, apresentado para publicação na revista Estilos da Clínica, não foi publicado ou apresentado para avaliação e publicação em nenhuma outra revista ou livro, sendo, portanto, original.