Sujeito surdo e profissionais ouvintes: repensando esta relação

Autores

  • Regina Maria de Souza UNICAMP; Faculdade de Educação; Departamento de Psicologia Educacional

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v3i4p130-145

Palavras-chave:

Surdez, educação bilingüe, integração

Resumo

O presente trabalho tem como meta rediscutir a natureza da relação clínica que, em geral, se estabelece entre especialistas ouvintes e sujeitos surdos. Ao problematizar a questão, traz à tona os fortes mecanismos de poder materializados nas ações desses especialistas. As práticas que engendram acabam por assujeitar a pessoa surda e lhe restringem os espaços reais para um desenvolvimento social e afetivo satisfatórios. Contrapondo-se a uma tal perspectiva, inscrevo a questão no âmbito da esfera educacional segundo uma abordagem bilíngüe, o que demanda a construção de uma nova concepção tanto da surdez como da pessoa surda.

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Publicado

1998-06-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Sujeito surdo e profissionais ouvintes: repensando esta relação. (1998). Estilos Da Clinica, 3(4), 130-145. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v3i4p130-145