Entre o dizer e o fazer: o discurso oficial sobre a inclusão e suas contradições

Auteurs

  • Regina Maria de Souza Universidade Estadual de Campinas; Faculdade de Educação
  • Wilmar d'Angelis Universidade Estadual de Campinas; Departamento de Lingüística do Instituto
  • Viviane Veras Universidade Estadual de Campinas

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v5i9p82-95

Mots-clés :

Língua de sinais, educação de surdos, inclusão

Résumé

O presente trabalho analisa documentos e textos oficiais, editados nos últimos seis anos, que têm como tema a inclusão social e escolar de pessoas surdas. Nosso estudo tem por objetivo destacar que, embora alguns documentos considerem a necessidade da língua de sinais, no discurso oficial sobre a surdez (caracteristicamente médico) a Libras não é tratada como uma língua, mas tão-somente como um recurso auxiliar e instrumental para o ensino do português.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Téléchargements

Publiée

2000-12-01

Numéro

Rubrique

Dossiê

Comment citer

Souza, R. M. de, d'Angelis, W., & Veras, V. (2000). Entre o dizer e o fazer: o discurso oficial sobre a inclusão e suas contradições. Styles De La Clinique. Revue Sur Les Vicissitudes De l’enfance, 5(9), 82-95. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v5i9p82-95