Entre o dizer e o fazer: o discurso oficial sobre a inclusão e suas contradições

Autori

  • Regina Maria de Souza Universidade Estadual de Campinas; Faculdade de Educação
  • Wilmar d'Angelis Universidade Estadual de Campinas; Departamento de Lingüística do Instituto
  • Viviane Veras Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v5i9p82-95

Parole chiave:

Língua de sinais, educação de surdos, inclusão

Abstract

O presente trabalho analisa documentos e textos oficiais, editados nos últimos seis anos, que têm como tema a inclusão social e escolar de pessoas surdas. Nosso estudo tem por objetivo destacar que, embora alguns documentos considerem a necessidade da língua de sinais, no discurso oficial sobre a surdez (caracteristicamente médico) a Libras não é tratada como uma língua, mas tão-somente como um recurso auxiliar e instrumental para o ensino do português.

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Pubblicato

2000-12-01

Fascicolo

Sezione

Dossiê

Come citare

Souza, R. M. de, d'Angelis, W., & Veras, V. (2000). Entre o dizer e o fazer: o discurso oficial sobre a inclusão e suas contradições. Stili Della Clinica. Rivista Sui Destini dell’infanzia, 5(9), 82-95. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v5i9p82-95