À sombra do fracasso escolar: a psicologia e as práticas pedagógicas

Auteurs

  • Maria Cecilia Cortez Christiano de Souza Universidade de São Paulo; Departamento de Filosofia e Ciências da Educação

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v3i5p63-83

Mots-clés :

História da Psicologia, História da educação brasileira, conhecimento do professor, fracasso escolar

Résumé

A educação, na sua definição iluminista, está relacionada com a idéia de progresso. Mas quando a inovação, baseada em conceitos científicos da moderna psicologia, se torna palavra de ordem, como aconteceu no Brasil, o passado é identificado com obscurantismo e conservadorismo. Numa tentativa consciente de contestar essa atitude, esse artigo propõe uma relação diferente entre psicologia e educação brasileira, baseada na história, e tenta discutir o papel de ambas na definição atual do fracasso escolar.

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Publiée

1998-12-01

Numéro

Rubrique

Articles

Comment citer

Souza, M. C. C. C. de. (1998). À sombra do fracasso escolar: a psicologia e as práticas pedagógicas. Styles De La Clinique. Revue Sur Les Vicissitudes De l’enfance, 3(5), 63-83. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v3i5p63-83