Educar, uma profissão impossível - dilemas atuais

Autori

  • Mireille Cifali Universidade de Genebra; Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v4i7p139-150

Parole chiave:

Educação, violência, escola, individualismo, racionalidade, encontro

Abstract

Este artigo toca num dilema crucial da educação nos dias de hoje - a violência -, problematizando qual seria o papel da escola - um dos últimos redutos do conviver, nesta sociedade marcada pelo individualismo - na produção da violência ou na tentativa de pacificação das relações humanas. A autora destaca que a racionalidade, na qual a educação tenta se apoiar cada vez mais para negar-se como profissão impossível, fracassa em governar as almas e as relações subjetivas, não podendo prever inteiramente o destino humano, entregue sempre ao acaso e aos encontros.

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Pubblicato

1999-12-01

Fascicolo

Sezione

Artigos

Come citare

Cifali, M. (1999). Educar, uma profissão impossível - dilemas atuais. Stili Della Clinica. Rivista Sui Destini dell’infanzia, 4(7), 139-150. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v4i7p139-150