Educomunicação popular e periférica na pandemia: luta por direitos humanos e visibilização de memórias nas quebradas

Autores

  • Juliana Salles de Souza Universidade de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2022.194412

Palavras-chave:

Comunicação, Educomunicação, Memória, Periferias, Território

Resumo

No cenário pandêmico, iniciativas de educomunicação popular e periférica feitas por coletivos encontraram dificuldades para serem realizadas. Este trabalho tem o objetivo geral de verificar de que maneiras esses processos têm contribuído para o debate contra opressões nas periferias e a favor de visibilizar memórias ligadas a territórios. Nesse contexto, de que maneiras é possível sentipensar os territórios, dar continuidade à comunicação das lutas pela garantia de direitos e visibilizar memórias comunitárias em meio ao isolamento social imposto pela pandemia de covid-19? Para responder ao questionamento, realizou-se uma pesquisa exploratória, com procedimento de investigação bibliográfico e dados qualitativos com fontes de natureza bibliográfica e documental de 2020 e 2021. Os resultados mostraram que, apesar de limitações do meio virtual, os coletivos conseguiram reinventar-se para abordar violações de direitos humanos e valorização de memórias sobre, para e a partir das periferias.

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Biografia do Autor

  • Juliana Salles de Souza, Universidade de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina

    Doutoranda e mestra pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Integração da América
    Latina (PROLAM-USP).

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Publicado

2022-05-31

Como Citar

Souza, J. S. de. (2022). Educomunicação popular e periférica na pandemia: luta por direitos humanos e visibilização de memórias nas quebradas. Revista Extraprensa, 15(Especial), 65-81. https://doi.org/10.11606/extraprensa2022.194412