Do rádio para a sala de aula: uma análise retórico-conversacional do gênero spot
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v17i1p205-225Palavras-chave:
Rhetoric. Conversation analysis. Oral genre. Portuguese language teaching.Resumo
Neste trabalho, as autoras apresentam um diálogo teórico-metodológico entre os estudos conversacionais, argumentativos e interativos. Além disso, buscam demonstrar uma possível aplicação desse diálogo na realidade da sala de aula de Língua Portuguesa. Isso é feito por meio da análise das características da oralidade presentes no gênero spot, que toma como suporte o rádio. O trabalho seguiu uma linha processual, com os seguintes questionamentos: Como operacionalizar ações linguísticas orais, em sala de aula, por meio dos estudos retóricos e conversacionais? É possível criar condições persuasivas e necessárias para introduzir o ensino da oralidade na prática da sala de aula? O estudo do gênero em destaque, em uma abordagem retórico-conversacional, respondeu positivamente às indagações, por mostrar a possibilidade da inserção das práticas orais em sala de aula.
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