Do rádio para a sala de aula: uma análise retórico-conversacional do gênero spot

Autores

  • Maria Francisca Oliveira Santos Universidade Estadual de Alagoas, Universidade Federal de Alagoas, Maceió
  • Maria Flávia Figueiredo Universidade de Franca

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v17i1p205-225

Palavras-chave:

Rhetoric. Conversation analysis. Oral genre. Portuguese language teaching.

Resumo

Neste trabalho, as autoras apresentam um diálogo teórico-metodológico entre os estudos conversacionais, argumentativos e interativos. Além disso, buscam demonstrar uma possível aplicação desse diálogo na realidade da sala de aula de Língua Portuguesa. Isso é feito por meio da análise das características da oralidade presentes no gênero spot, que toma como suporte o rádio. O trabalho seguiu uma linha processual, com os seguintes questionamentos: Como operacionalizar ações linguísticas orais, em sala de aula, por meio dos estudos retóricos e conversacionais? É possível criar condições persuasivas e necessárias para introduzir o ensino da oralidade na prática da sala de aula? O estudo do gênero em destaque, em uma abordagem retórico-conversacional, respondeu positivamente às indagações, por mostrar a possibilidade da inserção das práticas orais em sala de aula.

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Biografia do Autor

  • Maria Francisca Oliveira Santos, Universidade Estadual de Alagoas, Universidade Federal de Alagoas, Maceió
    Professora titular do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, da Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Alagoas.
  • Maria Flávia Figueiredo, Universidade de Franca
    Professora Permanente do Programa de Mestrado em Linguística da Universidade de Franca, Franca, São Paulo, Brasil.

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Publicado

2015-06-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Do rádio para a sala de aula: uma análise retórico-conversacional do gênero spot. (2015). Filologia E Linguística Portuguesa, 17(1), 205-225. https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v17i1p205-225