Cortesia verbal e ensino de língua: reflexões sobre competência comunicativa, jogo interpessoal e normatividade
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v17i1p101-129Palavras-chave:
Cortesia. Oralidade. Escrita. Contexto. Ensino de língua.Resumo
A partir de uma perspectiva pragmática, este capítulo busca refletir sobre a necessidade de se trabalhar a cortesia verbal no ensino de língua portuguesa, em suas modalidades oral e escrita, observando como se instaura o jogo interpessoal em contextos sociais diversos. Torna-se evidente a necessidade de discussão dos fatores sociais implicados na expressão da cortesia, bem como da capacidade de expressar e interpretar as funções comunicativas e o conhecimento das normas. O trabalho examina a cortesia em interações orais e escritas (registro formal/semiformal), tendo como objeto de análise textos do século XX, a saber, entrevistas de televisão, entrevistas posteriormente impressas, bem como cartas pessoais (trocadas entre amigos ou familiares) e publicadas em coletâneas de estudos literários. Também faz parte deste capítulo uma breve reflexão sobre o tratamento da oralidade e da escrita no ensino de língua portuguesa, visando a sugerir aos professores de ensino fundamental e médio como trabalhar a cortesia verbal nas atividades cotidianas (conversas, entrevistas, cartas, bilhetes), contribuindo para que o aluno possa desempenhar seu papel social adequadamente por meio de variadas práticas discursivas.Downloads
Referências
Albelda Marco M. Cortesia en diferentes situaciones comunicativas. La conversación coloquial y la entrevista sociológica semiformal. In: Bravo D, Briz A (orgs.). Pragmática sociocultural: estúdios sobre el discurso de cortesia en español. Barcelona: Ariel; 2004. p. 109-134.
Alija FJG. La cortesia verbal como reguladora de las interaciones verbales. Actas del XVI Congreso Internacional de ASEL - La Competencia Pragmática o la Enseñanza del Español como Lengua Extranjera. Oviedo: Universidad de Oviuedo; 2005.
Alvarez-Muro A. Cortesía y descortesia: teoria y práxis de un sistema de significación. Mérida (Venezuela): Universidad de Los Andes; 2005.
Andrade MLCVO. (Des)cortesia e contestação em interações escritas. In: Preti D (org.). Cortesia verbal. v.9, Projetos Paralelos – NURC-SP. São Paulo: Humanitas; 2008. p. 193-214.
Bernal M. Hacia una caracterización sociopragmática de la cortesia, la descortesía y la anticortesía. In: Bravo D (ed.). Estudios de la (des)cortesía en español: categorias conceptuales y aplicaciones a corpora orales y escritos. Buenos Aires: Editorial Dunken; 2005.
Bolivar A. Descortesia y confrontación política: un análisis crítico. In: Bravo D (ed.). Estudios de la (des)cortesia em español: categorias conceptuales y aplicaciones a corpora orales y escitos. Buenos Aires: Editorial Dunken; 2005. p.273-297.
Bravo D. Actividades de cortesia, imagen social y contextos socioculturales: uma introducción. Actas del primer coloquio del programa Edice. Estocolmo: Universidad de Estocolmo; 2003.
Briz G A, GRUPO VAL.ES.CO. La conversación coloquial (Materiales para su estudio) Anexo XVI de Cuadernos de Filología. Valencia: Universitad de Valencia; 1995.
Brown P, Levinson S. Politeness some universals in language use. Cambridge: Cambridge University Press; 1987.
Charaudeau P, Maingueneau D. Dicionário de Análise do Discurso. São Paulo: Contexto; 2004.
Fairclough N. Language and power. London/New York: Longman; 1989.
Fairclough N. Discurso e mudança social. Brasília: Editora da Universidade de Brasília; 2001.
Fávero LL. Cortesia nas interações cotidianas. In: Preti D (org.). Cortesia verbal v.9, Projetos Paralelos – NURC-SP. São Paulo: Humanitas; 2008. p. 305-322.
Fávero LL, Andrade MLCVO, Aquino ZGO. Discurso e interação: a polidez nas entrevistas. In: Gärtner E, Hundt C, Schünberger A (orgs.) Estudos de linguística textual do português. Frankfurt amMain: TFM; 2000a. p. 217-230.
Fávero LL, Andrade MLCVO, Aquino ZGO. Papéis discursivos e estratégias de polidez nas entrevistas de televisão. Veredas: revista de estudos linguísticos. 2000b; 4: 67-77.
Fraser B, Nolen W. The association of deference with linguistic form. International Journal of the Sociology of Language. 1981;27:93-109.
Goffman E. Interaction Ritual. New York: Pantheon; 1967.
Goffman E. La mise em scène de la vie quotidienne. Paris: Minuit; 1973.
Goffman E. Forms of Talk. Phiiladelphia: University of Pensylvania Press; 1981.
Grice HP. Logic and Conversation. In: Cole P, Morgan J (eds.) Syntax and Semantics. Vol. 3: Speechs Acts. New York: Academic Press; 1968. p. 41-58. [Tradução para a língua portuguesa de João Wanderley Geraldi. Lógica e Conversação. In Dascal M (org.). Fundamentos Metodológicos da Linguística – vol. IV. Campinas: Editora do Autor; 1982. p. 81-104.
Halliday M, Matthiessen C. An Introduction to Functional Grammar. 3.ed. London: Arnold; 2004.
Kerbrat-Orecchioni C. Les interactioms verbales. T.II, Paris: Armand Colin; 1992.
Kerbrat-Orecchioni C. Le discourse en interaction. Paris: Armand Colin; 2005.
Koch P, Oesterreicher W. Linguagem da Imediatez – Linguagem da Distância: oralidade e escrituralidade entre a teoria da linguagem e a história da língua. Tradução de Hudinilson Urbano e Raoni Caldas. Língua d´Água. 2013; 26(1):154-174.
Lakoff R. The language of politeness. Papers from the Ninth Regional Meeting of the Chicago Linguistic Society.1973, p. 293-305
Leech G. Principles of pragmatics. London: Longman; 1983.
Mello e Souza G. A palavra afiada. Organização, introdução e notas de Walnice Nogueira Galvão. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul; 2014.
Mindlin J (org.). Cartas da biblioteca de Guita e José Midlin. São Paulo: Editora Terceiro Nome; 2008.
Monteiro PM (org.) Mário de Andrade e Sérgio Buarque de Holanda: Correspondência. São Paulo: Companhia das Letras/IEB/EDUSP; 2012.
Moraes V. Entrevista no Programa Painel [site]. Disponível em: <http://youtu.be/1TsKPFkuUUk> Acesso em 20.03.2014
Müller AP. La cortesía conversacional: análisis secuenciales. In: Schrader-Kniffki M(ed.) La cortesia en el mundo hispânico. Nuevos contextos, nuevos enfoques metodológicos. Frankfurt/Madrid: Vervuert-Iberoamericana; 2006. p. 157-182.
Schimdt O. Entrevista no programa De frente com Gabi [site]. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=buUHwT6xaE4> Acesso em 18.03.2014
Silva Neto JG, Gheysens EPA. A cortesia verbal no ensino de língua portuguesa: reflexões sobre a sequência didática. Litera Online. 2011;4:101-125.
Van Dijk TA. La ciencia del texto: un enfoque interdisciplinario. 3.ed. Barcelona: Paidós; 1992.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais serão cedidos à revista para publicação on-line, com livre acesso e impressa para arquivo em papel. Serão preservados, porém, para autores que queiram republicar os seus trabalhos em coletâneas.