A progressão em textos argumentativos escritos: uma análise da progressão referencial em produções de um aluno do Ensino Básico
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v20i2p257-271Palavras-chave:
Linguística textual, Progressão textual, Progressão referencial, Pesquisa-ação, InteraçãoResumo
O tema deste artigo é a progressão textual em textos escritos produzidos no contexto da Educação Básica. Objetiva-se investigar, por meio da metodologia da pesquisa-ação, o processo de qualificação da produção textual de um aluno da Educação Básica, com foco na progressão textual, mais especificamente a progressão referencial. O corpus constitui-se de textos escritos por alunos, coletados em oficinas de língua portuguesa desenvolvidas em uma escola pública de Santa Maria - RS. A sustentação teórica está baseada na interação verbal, defendida por Bakhtin (1997; 2014); e na perspectiva da Linguística Textual. Serão analisadas três redações que compõem o corpus da dissertação A qualificação da progressão textual em oficinas de produção de texto. Os resultados revelam que, com o decorrer das oficinas de produção de texto, avanços significativos em relação à progressão referencial foram alcançados.
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