O movimento linguístico discursivo na aquisição da escrita: uma abordagem dos mecanismos de junção aditivos na construção de sentidos no texto

Autores

  • Lúcia Regiane Lopes Damasio UNESP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v21i2p147-170

Palavras-chave:

Aquisição da escrita, Mecanismos de junção, Heterogeneidade da escrita, Tradição discursiva

Resumo

Neste artigo, investigam-se os mecanismos de junção com acepção aditiva, em diferentes tradições discursivas produzidas por sujeitos em aquisição da escrita, com o objetivo de perseguir a hipótese de que o sujeito se movimenta pelo que (re)conhece como fixo e lacunar do texto, deixando rastros dessa circulação no modo escrito de enunciar. Para isso, adota-se um quadro teórico-metodológico em que a descrição da escrita infantil é pautada na consideração conjunta de aspectos linguísticos e discursivos, que permitem o reconhecimento, na escrita, desses rastros por meio do funcionamento dos mecanismos de junção. Os resultados alcançados, a partir de uma análise qualitativo-quantitativa, evidenciam que as práticas discursivas orais, em tradições textuais que se constituem no modo falado de enunciar, estão na origem das relações estabelecidas entre o sujeito e o (seu) texto escrito, no que diz respeito aos eixos vertical e horizontal de análise dos mecanismos de junção, ilustrando o movimento linguístico-discursivo na aquisição da escrita.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Abaurre MBM, Fiad RS, Mayrink-Sabinson MLT. Cenas de aquisição de escrita: o sujeito e o trabalho com o texto. São Paulo: Mercado de Letras; 2002.
Aschenberg H. Historische Textsortenlinguistik. Beobachtungen und Gedanken. In: Drescher M. Textsorten in romanischen Sprachvergleich. Tubingen: Stauffenburg Verlag. S.; 2002. p. 153-170.
Authier-Revuz J. Heterogeneidade(s) enunciativa(s). Caderno de Estudos Lingüístico. 1990;19:25-42.
Camolese SR. Tradição discursiva, junção e ensino: uma proposta de análise à luz da heterogeneidade da escrita [dissertação]. Assis: Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras; 2019.
Corrêa MLG. Heterogeneidade da escrita: a novidade da adequação e a experiência do acontecimento. Filologia e Linguística Portuguesa, 2007;8:269-286.
Corrêa MLG. O modo heterogêneo de constituição da escrita. São Paulo: Martins Fontes; 2004.
Coseriu E. O homem e sua linguagem. Rio de Janeiro: Presença; 1982.
Ducrot O. Opérateurs argumentatifs et visée argumentative. Cahiers de linguistique française. 1983; 05:79-108.
Ferreiro E. Reflexões sobre alfabetização. Trad. Horácio Gonzales, et al. São Paulo: Cortez; 1985.
Ferreiro E, Teberosky A. A psicogênese da língua escrita. Trad. DM Lichtenstein, et al. Porto Alegre: Artes Médicas; 1985.
Grice PH. Logic and conversation. In: Cole P, Morgan JL, editores. Syntax and semantic 3: speech acts. New York: Academic Press; 1975. p.41-58.
Halliday MAK. Above the clause: the clause complex. In. Halliday MAK. An introduction to Functional Grammar. New York: Arnold; 1985.
Hopper P, Traugott E. Grammaticalization. Cambridge: Cambridge University Press; 1993.
Kabatek J. Introduccion. In: Kabatek J, editor. Sintaxis histórica del español y cambio lingüístico: nuevas perspectivas desde las Tradiciones Discursivas. Madrid: Iberoamericana; 2008.
Kabatek J. Sobre a historicidade dos textos. Linha d’água. 2006;17:157-170.
Kabatek J. Tradiciones discursivas y cambio lingüístico. Lexis XXIX. 2005;2:151-177.
Koch P. Tradiciones discusivas y cambio lingüístico: el exemplo del tratamiento vuestra merced em español, In: Kabatek J, editor. Sintaxis histórica del español y cambio lingüístico: nuevas perspectivas desde las Tradiciones Discursivas. Madrid: Iberoamericana; 2008.
Kortmann B. Adverbial subordination: a typology and history of adverbial subordinators based on european languagens. Berlin-New York: Mouton de Gruyter; 1997.
Lopes-Damasio LR. O movimento linguístico-discursivo na aquisição da escrita...
Lemos CTG. Sobre a aquisição da escrita. Algumas questões. In: Rojo R, organizador. Alfabetização e letramento. Campinas: Mercado de Letras; 1998.
Lima-Hernandes MC. Expressão de tempo na conexão de orações justapostas. Domínios de Linguagem. 2008; 2(1):01-10.
Longhin-Thomazi SR. Aquisição de Tradições Discursivas: marcas de uma escrita heterogeneamente constituída. Alfa. 2011a;55(1):225-248.
Longhin-Thomazi SR. Junção e(m) aquisição: aspectos morfossintáticos e cognitivos. Gragoatá (UFF). 2011b;30:221-238.
Lopes-Damasio LR. Para uma abordagem linguístico-discursiva da justaposição oracional: oral e escrito em práticas de letramento. Alfa. 2016;60(2):287-317.
Lopes-Damasio LR. Junção em contexto de aquisição de escrita: uma abordagem das tradições discursivas. Estudos Linguísticos. 2014;43(3):1371-1386.
Lopes-Damasio LR, Silva PCS. A produção textual escrita. Cadernos de Estudos Linguísticos. 2018; 60(3):1-20.
Lopes-Damasio LR, Silva PCS. Causa em aquisição da escrita: processos juntivos. Cadernos de Letras UFF. 2017;27(55): 109-133.
Mayrink-Sabinson ML. In: Rojo R, organizador. Alfabetização e letramento. Campinas: Mercado de Letras; 1998. p. 51-70.
Pezatti EG, Longhin-Tomazi SR. As construções coordenadas. In: Ilari R, Neves MHM. Gramática do Português culto falado no Brasil: classes de palavras e processos de construção. Campinas: Ed. da UNICAMP; 2008. p. 865-936.
Raible W. Linking clauses. In: Haspelmath M, et al., editores. Language typology and language universals: an international handbook. Berlin: Walter de Gruyter; 2001. p. 590-617.
Rodrigues AM. A tradição discursiva argumentativa: uma abordagem dos mecanismos juntivos via heterogeneidade da escrita [dissertação]. Assis: Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras; 2018.
Rojo R. Apresentação. In: Rojo R. Alfabetização e letramento. Campinas: Mercado de Letras; 1998.
Taura LG. Tradição discursiva, variedade linguística e ensino: uma abordagem da heterogeneidade da escrita [dissertação]. Assis: Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras; 2019.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O movimento linguístico discursivo na aquisição da escrita: uma abordagem dos mecanismos de junção aditivos na construção de sentidos no texto. (2019). Filologia E Linguística Portuguesa, 21(2), 147-170. https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v21i2p147-170