Posições responsivas como indício de autoria na escrita de pós-graduandos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v22i2p171-187

Palavras-chave:

Posições responsivas, Autoria, Artigos científicos

Resumo

Os modos como estudantes em formação na pós-graduação expressam uma configuração autoral em seus escritos científicos se inscrevem em um campo aberto a múltiplas problematizações e reflexões de pesquisadores das ciências da linguagem e da educação. Em vista disso, nosso objetivo, neste trabalho, é lançar olhares investigativos sobre as configurações autorais que se concretizam em produções científicas de jovens pesquisadores, buscando mais especificamente analisar a manifestação de posições responsivas como indícios de autoria. Como aporte teórico, recorremos às reflexões do pensamento do Círculo de Bakhtin (Bakhtin, 2003, 2010, 2016a, 2016b, 2017a, 2017b; Volóchinov, 2017); e a trabalhos de estudiosos (Boch, 2013; Delcambre, 2013, dentre outros) que abordam a escrita acadêmico-científica. Do ponto de vista metodológico, nossa investigação caracteriza-se como uma pesquisa de natureza interpretativa e de abordagem qualitativa. O corpus de análise é constituído de 10 (dez) artigos científicos de estudantes de mestrado da área de Linguística. As análises apontam que os estudantes de mestrado do contexto investigado expressam uma configuração autoral marcada sobretudo por posições responsivas que indicam compartilhamento de ideias, reprodução de dizeres e adesão às posições dos autores citados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • José Cezinaldo Rocha Bessa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
    Possui graduação em Letras/Língua Portuguesa e respectivas literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2005), mestrado em Estudos da Linguagem, na área de concentração em Linguística Aplicada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007), e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara, com período de estágio de doutorado no exterior na Université de Paris VIII (bolsa PDSE/CAPES), supervisionado pela Profª Marília Amorim. Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, no Campus de Pau dos Ferros, onde atua nos cursos de graduação em Letras. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/UERN), Mestrado Acadêmico. Foi o idealizador e é o atual editor da revista Diálogo das Letras. Concentra interesse pelos estudos na área de Letras, com ênfase em Linguística, Linguística Aplicada e Língua Portuguesa, dedicando-se especialmente a estudos informados pelas seguintes temáticas: gêneros do discurso, produção textual, ensino de língua materna, dialogismo, discurso citado, voz autoral, escrita e comunicação científica.

Referências

Amorim M. O pesquisador e seu outro: Bakhtin nas ciências humanas. São Paulo: Musa; 2004.

Amorim M. As ciências humanas e sua especificidade discursiva. In: Rodrigues RH, Pereira RA, organizadores. Estudos dialógicos da linguagem e pesquisas em Linguística Aplicada. São Carlos: Pedro e João editores; 2016. p. 17-45.

Bakhtin M. Reformulação do livro sobre Dostoiévski. In: Bakhtin M. Estética da criação verbal. Bezerra P, tradutor. 4ª. ed. São Paulo: Martins Fontes; 2003. p. 337-357.

Bakhtin M. Problemas da poética de Dostoiévski. Bezerra P, tradutor. 5ª. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária; 2010.

Bakhtin M. Os gêneros do discurso. In: Bakhtin M. Os gêneros do discurso. Bezerra P, organizador, tradutor, posfácio e notas. São Paulo: Editora 34; 2016a. p. 11-69.

Bakhtin M. O texto na linguística, na filologia e em outras ciências humanas. In: Bakhtin M. Os gêneros do discurso. Bezerra P, organizador, tradutor, posfácio e notas. São Paulo: Editora 34; 2016b. p. 71-107.

Bakhtin M. Fragmentos dos anos 1970-1971. In: Bakhtin M. Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. Bezerra P, organizador, tradutor, posfácio e notas. São Paulo: Editora 34; 2017a. p. 21-56.

Bakhtin M. Por uma metodologia das ciências humanas. In: Bakhtin M. Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. Bezerra P, organizador, tradutor, posfácio e notas. São Paulo: Editora 34; 2017b. p. 57-79.

Bazerman C. El descubrimento de la escritura acadêmica. In: Navarro F, coordenador. Manual de escritura para carreras de humanidades. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Editorial de la Facultad de Filosofía y Letras Universidad de Buenos Aires; 2014. p. 11-16.

Bessa JCRB. Dialogismo e construção da voz autoral na escrita de textos científicos de jovens pesquisadores [tese]. Araraquara: Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; 2016.

Bessa JCR. Sobre condições de autoria e de produção científica do jovem pesquisador. Raído. 2017;11(27):23-41.

Bianchetti L. O desafio de escrever dissertações/teses: como incrementar a quantidade e manter a qualidade com menos tempo e menos recursos? In: Bianchetti L, Machado AMN, organizadores. A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. 3ª. ed. São Paulo: Cortez; 2012. p. 165-188.

Boch F. Former les doctorants à l’écriture de la thèse en exploitant les études descriptives de l’écrit scientifique. Linguagem em (Dis)curso. 2013;13(3):543-568.

Borges FCV, Marinheiro TS. Argumentação e autoria nas produções textuais escritas na escola. Domínios de Lingu@gem. 2011;4(2):71-95.

Brambila G, Vidon LN. A avaliação da autoria no ENEM: diálogos a partir de Mikhail Bakhtin e Michel Foucault. Revista Ifes Ciência. 2019;1(1):3-15.

Castro G. Discurso citado e memória: ensaio bakhtiniano sobre Infância e São Bernardo. Chapecó: Argos; 2014.

Cintra AM. Discutindo apropriação de informações e autonomia de linguagem de pós-graduandos. In: Riofi CR, Almeida S, Barzotto VH, organizadores. Leitura e escrita: impasses na universidade. São Paulo: Paulistana; 2013. p. 41-62.

Delcambre I. Le mémoire de master: ruptures et continuités. Points de vue des enseignants, points de vue des étudiants. Linguagem em (Dis)curso. 2013;13(3):569-612.

Fiad RS. Ensino e autoria. In: Tfouni LV, organizadora. Múltiplas faces da autoria. Unijuí; 2008. p. 217-236.

Fortunato MV. Autoria e aprendizagem da escrita [tese]. São Paulo: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo; 2009.

Furlanetto MM, Ribeiro VV. Indícios de autoria na produção de resenhas de estudantes de ensino médio. Trabalhos em Linguística Aplicada. 2016; 55(3):777-804.

Garcia Negroni MM. Subjetividad y discurso científico-académico: acerca de algunas manifestaciones de la subjetividad en el artículo de investigación en español. Signos. 2008;41(66):9-31.

Geraldi JW. Palavras escritas, indícios de palavras ditas. Linguagem em (Dis)curso. 2003;3:9-25.

Lima MLC. Texto e autoria em gestos de leitura e escrita no ENEM. Entremeios. 2017;15:127-150.

Pollet MC, Piette V. Citation, reformulation du discours d’autrui. Une clé pour enseigner l’écriture de recherche? Spirale. 2002;29:165-179.

Ponzio A. A revolução bakhtiniana. Miotello V, coordenador e tradutor. São Paulo: Contexto; 2009.

Ponzio A. Procurando uma palavra outra. Miotello V, et al., tradutores. São Carlos: Pedro e João editores; 2010.

Volóchinov V. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Grillo S, Vólkova E, tradutoras. São Paulo: Editora 34; 2017.

Waters L. Inimigos da esperança: publicar, perecer e o eclipse da erudição. Dutra LHA, tradutor. São Paulo: Editora da UNESP; 2006.

Downloads

Publicado

2020-12-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Posições responsivas como indício de autoria na escrita de pós-graduandos. (2020). Filologia E Linguística Portuguesa, 22(2), 171-187. https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v22i2p171-187