Comentários sobre ortografia em aulas de alfabetização

Autores

  • Lourenço Chacon FFC/Universidade Estadual Paulista e Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos – Ibilce/Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v0i8p251-268

Palavras-chave:

Aquisição da escrita. Fonologia. Convenções ortográficas. Oralidade. Letramento.

Resumo

Neste artigo, discutimos como a relação criança/língua(gem) se mostra em comentários que elas fazem em suas aulas de alfabetização. Analisamos 17 desses comentários, feitos sobre características fonético-fonológicas da língua. Dessas 17 ocorrências: (a) cinco (29,41%) envolveram a correspondência entre segmentos da língua detectados na fala e seu registro gráfico-fonológico na escrita; (b) sete (41,18%) fizeram alusão ao registro gráfico de características mais específicas desses segmentos; e, finalmente, (c) também cinco (29,41%) referiram-se à estrutura da sílaba. Esses resultados (obtidos de um ponto de vista que concebe o sujeito como constituído pela e constituindo a língua) permitiram observar, por meio dos comentários, como a criança imprime esse modo de constituição da subjetividade na condução das soluções ortográficas apresentadas em seus textos.

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Publicado

2006-08-02

Como Citar

Chacon, L. (2006). Comentários sobre ortografia em aulas de alfabetização. Filologia E Linguística Portuguesa, (8), 251-268. https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v0i8p251-268

Edição

Seção

Artigos (Seção Temática)