Leituras dialogadas: alguns aspectos interacionais dos rituais de leitura compartilhada

Autores

  • Cathy Frier Université Stendhal, Grenoble III (França) Grenoble (France) – Laboratório LIDILEM
  • Manoel Luiz Gonçalves Corrêa Universidade de São Paulo
  • Rosana Lourdes de Castro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v0i8p327-359

Palavras-chave:

Leitura, Leitura compartilhada, Interação adulto/criança.

Resumo

No contexto deste artigo, nosso objetivo é, sobretudo, evidenciar, por uma abordagem microssociológica realizada no meio familiar, os traços salientes de uma interação de um
gênero muito particular entre um adulto e uma ou mais crianças, reunidos em torno de um livro. Nessa perspectiva, nosso estudo busca isolar regularidades, mas também numerosas fontes de Heterogeneidade indo no sentido oposto de alguns estereótipos sociais veiculados por discursos
muito “generalistas” sobre a leitura e os leitores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Manoel Luiz Gonçalves Corrêa, Universidade de São Paulo
    Tradutor
  • Rosana Lourdes de Castro
    Tradutor

Downloads

Publicado

2006-08-02

Edição

Seção

Artigos (Seção Temática)

Como Citar

Leituras dialogadas: alguns aspectos interacionais dos rituais de leitura compartilhada. (2006). Filologia E Linguística Portuguesa, 8, 327-359. https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v0i8p327-359