Professores e agentes de letramento: identidade e posicionamento social

Autores

  • Angela B. Kleiman Universidade de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v0i8p409-424

Palavras-chave:

Formação do professor, Letramento acadêmico, Agência social.

Resumo

O artigo contrasta as noções de professor alfabetizador e agente de letramento, que estariam relacionadas aos distintos modos de aquisição de escrita de professores e educadores
populares. Partindo de uma concepção dialógica e interacionista da linguagem, apresentamos dados que mostram como professores e educadores populares se representam e se posicionam em relação aos interlocutores acadêmicos, e argumentamos que as diferenças apontam para
modos distintos de construção das identidades relacionais situadas.

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Publicado

2006-08-02

Edição

Seção

Artigos (Seção Temática)

Como Citar

Kleiman, A. B. (2006). Professores e agentes de letramento: identidade e posicionamento social. Filologia E Linguística Portuguesa, 8, 409-424. https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v0i8p409-424