Professores e agentes de letramento: identidade e posicionamento social
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v0i8p409-424Palavras-chave:
Formação do professor, Letramento acadêmico, Agência social.Resumo
O artigo contrasta as noções de professor alfabetizador e agente de letramento, que estariam relacionadas aos distintos modos de aquisição de escrita de professores e educadorespopulares. Partindo de uma concepção dialógica e interacionista da linguagem, apresentamos dados que mostram como professores e educadores populares se representam e se posicionam em relação aos interlocutores acadêmicos, e argumentamos que as diferenças apontam para
modos distintos de construção das identidades relacionais situadas.
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Publicado
2006-08-02
Edição
Seção
Artigos (Seção Temática)
Licença
Os direitos autorais serão cedidos à revista para publicação on-line, com livre acesso e impressa para arquivo em papel. Serão preservados, porém, para autores que queiram republicar os seus trabalhos em coletâneas.
Como Citar
Kleiman, A. B. (2006). Professores e agentes de letramento: identidade e posicionamento social. Filologia E Linguística Portuguesa, 8, 409-424. https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v0i8p409-424