Pressupostos teóricos para o ensino da escrita: entre a adequação e o acontecimento

Autores

  • Manoel Luiz Gonçalves Corrêa Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v0i9p201-211

Palavras-chave:

Objeto de estudo, objeto de ensino, ensino da escrita, adequação, acontecimento, letramento, oralidade.

Resumo

Neste trabalho, que aborda a relação entre disciplinas do campo das ciências da linguagem, parte-se de um ponto de vista mais geral sobre o ensino de língua materna para particularizá-lo para as noções de adequação e acontecimento aplicadas ao ensino da escrita. No que se refere à formulação mais específica relacionada ao ensino da escrita, procuro mostrar como a assunção da complexidade do objeto de estudo da Lingüística Aplicada pode ser útil ao tratar de noções como “adequação” e “acontecimento”. No caso particular da escrita, retomo uma concepção com que tenho trabalhado nos últimos anos e que se baseia na heterogeneidade das relações entre práticas de oralidade e de letramento.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Manoel Luiz Gonçalves Corrêa, Universidade de São Paulo
    Pesquisador do CNPq (Processo 304236/2005-5). Coordenador, no Brasil, do projeto Capes/COFECUB 510/05.

Downloads

Publicado

2007-06-02

Edição

Seção

Artigos (Seção Temática)

Como Citar

Pressupostos teóricos para o ensino da escrita: entre a adequação e o acontecimento. (2007). Filologia E Linguística Portuguesa, 9, 201-211. https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v0i9p201-211