O conceito de lexicultura e suas implicações para o ensino- aprendizagem de português língua estrangeira

Autores

  • Lúcia Maria de Assunção Barbosa Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v0i10-11p31-41

Palavras-chave:

Léxico. Lexicultura. Carga cultural compartilhada. Língua estrangeira. Cultura. Português língua estrangeira.

Resumo

A partir do pressuposto da indissociabilidade entre as dimensões linguísticas e culturais no ensino-aprendizagem de línguas, propõe-se a associação entre léxico e cultura como um modo de garantir o acesso do aprendente à cultura implícita no cotidiano de uma língua estrangeira. Este artigo pretende discutir os conceitos de lexicultura e de palavras com carga cultural compartilhada a fim de mostrar sua pertinência no contexto de ensino-aprendizagem de língua estrangeira em geral e de português língua estrangeira, em particular.

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Publicado

2009-06-02

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O conceito de lexicultura e suas implicações para o ensino- aprendizagem de português língua estrangeira. (2009). Filologia E Linguística Portuguesa, 10-11, 31-41. https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v0i10-11p31-41