Critérios de leitura de manuscritos: em busca de lições fidedignas

Autores

  • Phablo Roberto Marchis Fachin Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v0i10-11p237-262

Palavras-chave:

Filologia. Edição de manuscritos. Critérios de leitura. História da língua portuguesa.

Resumo

Este artigo tem como objetivo propor uma discussão sobre a importância da utilização de critérios de leitura de manuscritos como procedimento indispensável para a produção de lições fidedignas. Entendidos aqui como aparato indispensável para o reconhecimento e distinção dos caracteres gráficos de cada texto, são necessários para a eliminação de pendências e, consequentemente, para o alcance de uma leitura sem oscilações. Está dividido em duas partes. Na primeira, contextualiza-se, muito brevemente, o momento porque passam os trabalhos filológicos e os problemas a serem enfrentados, demonstrando, por meio de exemplos de edições realizadas por importantes pesquisadores, as mudanças ocorridas na forma de se editar documentos. Na segunda parte, trata-se propriamente da importância da utilização de critérios de leitura e como isso se daria na prática, por meio de exemplos retirados de manuscritos do século XVIII.

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Biografia do Autor

  • Phablo Roberto Marchis Fachin, Universidade de São Paulo
    Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo

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Publicado

2009-06-02

Edição

Seção

Artigos (Seção Temática)

Como Citar

Critérios de leitura de manuscritos: em busca de lições fidedignas. (2009). Filologia E Linguística Portuguesa, 10-11, 237-262. https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v0i10-11p237-262