Análise prosódica de Segmentações não-convencionais de palavras em textos do sexto ano do Ensino Fundamental

Autores

  • Luciani Tenani Departamento de Estudos Linguísticos e Literários, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, UNESP, São José do Rio Preto
  • Fabiana Cristina Paranhos UNESP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v13i2p477-504

Palavras-chave:

Prosódia. Palavra. Ortografia. Oralidade. Letramento.

Resumo

Neste artigo, analisamos segmentações não-convencionais de palavra encontradas em textos de alunos de sexto ano do Ensino Fundamental. Por meio de análise quantitativa e qualitativa, descrevemos as características prosódicas que podem ter motivado as hiper e as hipossegmentações de palavras encontradas em 27,4% dos 606 textos investigados. Identificamos uma tendência em haver mais textos com hipossegmentação do que com hipersegmentação, característica semelhante ao que se encontra relatado sobre os textos infantis. Baseados no arcabouço teórico da Fonologia Prosódica, argumentamos acerca da relevância dos constituintes palavra prosódica e grupo clítico na descrição das regularidades observadas nos dados de segmentação não-convencional de palavra. Constatamos que (i) nos casos de hipossegmentação, predomina a juntura de um clítico seguido de uma palavra fonológica; (ii) nos casos de hipersegmentação, predomina a segmentação de uma palavra prosódica como se fosse um grupo clítico. Apresentamos evidências de ser a grafia dos elementos clíticos um desafio aos alunos estudados. Ao investigarmos a que classe gramatical pertenciam os clíticos grafados não-convencionalmente, constatamos que se tratam de preposições (“em, de, com”) e pronomes (“me, lhe, lo”), característica que particularizam os dados investigados em relação àqueles produzidos por alunos em fase inicial de aquisição da escrita infantil.

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Biografia do Autor

  • Fabiana Cristina Paranhos, UNESP
    Licenciada em Letras, Instituto de Biociencias, Letras e Ciencias Exatas, UNESP, Sao Jose do Rio Preto

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Publicado

2011-12-04

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Análise prosódica de Segmentações não-convencionais de palavras em textos do sexto ano do Ensino Fundamental. (2011). Filologia E Linguística Portuguesa, 13(2), 477-504. https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v13i2p477-504