Análise prosódica de Segmentações não-convencionais de palavras em textos do sexto ano do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v13i2p477-504Palavras-chave:
Prosódia. Palavra. Ortografia. Oralidade. Letramento.Resumo
Neste artigo, analisamos segmentações não-convencionais de palavra encontradas em textos de alunos de sexto ano do Ensino Fundamental. Por meio de análise quantitativa e qualitativa, descrevemos as características prosódicas que podem ter motivado as hiper e as hipossegmentações de palavras encontradas em 27,4% dos 606 textos investigados. Identificamos uma tendência em haver mais textos com hipossegmentação do que com hipersegmentação, característica semelhante ao que se encontra relatado sobre os textos infantis. Baseados no arcabouço teórico da Fonologia Prosódica, argumentamos acerca da relevância dos constituintes palavra prosódica e grupo clítico na descrição das regularidades observadas nos dados de segmentação não-convencional de palavra. Constatamos que (i) nos casos de hipossegmentação, predomina a juntura de um clítico seguido de uma palavra fonológica; (ii) nos casos de hipersegmentação, predomina a segmentação de uma palavra prosódica como se fosse um grupo clítico. Apresentamos evidências de ser a grafia dos elementos clíticos um desafio aos alunos estudados. Ao investigarmos a que classe gramatical pertenciam os clíticos grafados não-convencionalmente, constatamos que se tratam de preposições (“em, de, com”) e pronomes (“me, lhe, lo”), característica que particularizam os dados investigados em relação àqueles produzidos por alunos em fase inicial de aquisição da escrita infantil.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2011-12-04
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os direitos autorais serão cedidos à revista para publicação on-line, com livre acesso e impressa para arquivo em papel. Serão preservados, porém, para autores que queiram republicar os seus trabalhos em coletâneas.
Como Citar
Análise prosódica de Segmentações não-convencionais de palavras em textos do sexto ano do Ensino Fundamental. (2011). Filologia E Linguística Portuguesa, 13(2), 477-504. https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v13i2p477-504