A questão da arquitetônica em Bakhtin um olhar para materiais didáticos de língua portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v14i2p247-263Palavras-chave:
Bakhtin e o Círculo, Arquitetônica, Texto verbo-visual, Livro didático.Resumo
Neste artigo, o objetivo é analisar propostas de um livro didático de Português para oensino médio, tendo a leitura de textos verbo-visuais como eixo central. Apoiado nos conceitos
de “texto” e “arquitetônica”, advindos da teoria de Bakhtin e o Círculo, e considerando que os
estudos da linguagem buscam compreender a produção de sentidos na dimensão histórica, social
e cultural, discute-se o encaminhamento dado para a produção escrita do texto publicitário. Os
procedimentos teórico-metodológicos adotados nas sequências didáticas permitem ao estudante
do ensino médio articular a leitura de diferentes textos, verbais e verbo-visuais, no intuito de
assumir um posicionamento ético diante da realidade.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2012-12-04
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os direitos autorais serão cedidos à revista para publicação on-line, com livre acesso e impressa para arquivo em papel. Serão preservados, porém, para autores que queiram republicar os seus trabalhos em coletâneas.
Como Citar
Campos, M. I. B. (2012). A questão da arquitetônica em Bakhtin um olhar para materiais didáticos de língua portuguesa. Filologia E Linguística Portuguesa, 14(2), 247-263. https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v14i2p247-263