A questão da arquitetônica em Bakhtin um olhar para materiais didáticos de língua portuguesa

Autores

  • Maria Inês Batista Campos Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v14i2p247-263

Palavras-chave:

Bakhtin e o Círculo, Arquitetônica, Texto verbo-visual, Livro didático.

Resumo

Neste artigo, o objetivo é analisar propostas de um livro didático de Português para o
ensino médio, tendo a leitura de textos verbo-visuais como eixo central. Apoiado nos conceitos
de “texto” e “arquitetônica”, advindos da teoria de Bakhtin e o Círculo, e considerando que os
estudos da linguagem buscam compreender a produção de sentidos na dimensão histórica, social
e cultural, discute-se o encaminhamento dado para a produção escrita do texto publicitário. Os
procedimentos teórico-metodológicos adotados nas sequências didáticas permitem ao estudante
do ensino médio articular a leitura de diferentes textos, verbais e verbo-visuais, no intuito de
assumir um posicionamento ético diante da realidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2012-12-04

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A questão da arquitetônica em Bakhtin um olhar para materiais didáticos de língua portuguesa. (2012). Filologia E Linguística Portuguesa, 14(2), 247-263. https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v14i2p247-263