Os escritos etnográficos e a Geografia: encontros e desencontros
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.1997.123236Palavras-chave:
etnografía trabalho de campo metodologia pensamento geográfico descriçãoResumo
Trabalho de campo e elaboração de mapas são instrumentos do geógrafo desde os primordios desta ciencia. Os escritos etnográficos estão presentes ñas obras dos geógrafos alemães, bem como na geografia francesa. Como na "Antropologia Clássica", a descrição etnográfica era realizada principalmente em obras que tratavam do "exótico de terras longínquas" Esta prática é abandonada no momento em que a Geografia "rompe" com a chamada escola tradicional. Há, conseqüentemente, um abandono das discussões sobre os escritos etnográficos, como também sobre a metodologia de trabalho de campo, ou mesmo um certo descaso na realização destes. Este ensaio pretende abrir um diálogo com a Antropologia, tentando colocar a importância das descrições etnográficas nos trabalhos de campo da geografia sem no entanto cair no inverso, isto é, abandonar as interpretações para as quais Geertz chama a atençáoDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
1997-12-19
Como Citar
MAIA, D. S. Os escritos etnográficos e a Geografia: encontros e desencontros. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), [S. l.], v. 1, n. 2, p. 21-29, 1997. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.1997.123236. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/123236. Acesso em: 2 jul. 2022.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).