Os escritos etnográficos e a Geografia: encontros e desencontros

Autores

  • Doralice Sátyro Maia Universidade Federal da Paraíba. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de Geografia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.1997.123236

Palavras-chave:

etnografia, trabalho de campo, metodologia, pensamento geográfico, descrição

Resumo

Trabalho de campo e elaboração de mapas são instrumentos do geógrafo desde os primordios desta ciencia. Os escritos etnográficos estão presentes ñas obras dos geógrafos alemães, bem como na geografia francesa. Como na "Antropologia Clássica", a descrição etnográfica era realizada principalmente em obras que tratavam do "exótico de terras longínquas" Esta prática é abandonada no momento em que a Geografia "rompe" com a chamada escola tradicional. Há, conseqüentemente, um abandono das discussões sobre os escritos etnográficos, como também sobre a metodologia de trabalho de campo, ou mesmo um certo descaso na realização destes. Este ensaio pretende abrir um diálogo com a Antropologia, tentando colocar a importância das descrições etnográficas nos trabalhos de campo da geografia sem no entanto cair no inverso, isto é, abandonar as interpretações para as quais Geertz chama a atenção.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Doralice Sátyro Maia, Universidade Federal da Paraíba. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de Geografia

    Professora assistente da Universidade Federal da Paraíba/ Pós-graduanda em Geografia (Doutorado) na Universidade de São Paulo

Referências

CARDOSO, Ruth. "Aventuras de antropólogos em campo ou como escapar das armadilhas do método" In: A Aventura antropológica. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1988.

DOLFUSS, Olivier. A análise geográfica. São Paulo, Difusão Européia do Livro, 1973.

DURHAM, Eunice Ribeiro, (org). Malinow ski. São Paulo, Ática, 1986. (Grandes Cientistas Sociais).

DURHAM, Eunice Ribeiro, (org). "A pesquisa antropológica com populações urbanas: problem as e p ersp ectivas" In: CARDOSO, Ruth. A aventura antropológica. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1988.

GOMES, Paulo Cesar da Costa. Geografia e modernidade. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 1996.

MAGNAMI, José Guilherme Cantor. resta no pedaço. São Paulo, Brasiliense, 1984.

MAGNAMI, José Guilherme Cantor. Quando o campo é a cidade: fazendo antropologia na metrópole. São Paulo, 1995. (mimeo).

MEGALE, Januário. M ax Sorre. São Paulo, Ática, 1984. (Grandes Cientistas Sociais).

MORAES, Antônio Carlos Robert de. Geografia: pequena história crítica. São Paulo, Hucitec, 1994.

POIRIER, Jean. História da etnologia. São Paulo, Cultrix, Ed. da Universidade de São Paulo, 1981.

QUAINI, M. A construção da geografia humana. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983.

VIDAL DE LA BLACHE, P. Princípios da Geografia Humana. Lisboa, Cosmos, 1954.

VIDAL DE LA BLACHE, P. "Les genres de vie dans la géographie humaine" In: Annales de Géographie, n. 111, XX annèe, Paris 15 mai 1911.

Downloads

Publicado

1997-12-19

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Os escritos etnográficos e a Geografia: encontros e desencontros. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), [S. l.], v. 1, n. 2, p. 21–29, 1997. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.1997.123236. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/123236.. Acesso em: 28 mar. 2024.