O IPTU como indicador de irregularidade na ocupação dos mananciais metropolitanos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.1999.123362Palavras-chave:
IPTU, receita, ocupação, população, administraçãoResumo
Trata-se de tentar encontrar indicadores de irregularidade e clandestinidade na ocupação das áreas dos mananciais metropolitanos pela análise de dados referentes à evolução demográfica, receita orçamentária e arrecadação de IPTU. Outras variáveis relacionadas às ações da administração pública, ao processo inflacionário e à queda no valor de mercado da terra são também utilizadas na tentativa de elucidar um tipo específico de ocupação do território. Tomam-se como base o período que se estende entre as décadas de 70 e 80 e como unidade de análise, o Município de Itapecerica da Serra, na regiáo metropolitana.
Downloads
Referências
DAMIANI, A. População e Geografia. 4 ed. São Paulo, Ed. Contexto, 1998. 107p.
ITAPECER1CA DA SERRA, Prefeitura Municipal, Plano Diretor do Município de Itapecerica da Serra, 1990. Câmara Municipal Organizante, Lei Orgânica Municipal n. 585 de 1990.
ROSS, J. L. S. (org.) Geografia do Brasil. São Paulo, Edusp, 1996.546p.
SÃO PAULO, Secretaria do Meio Ambiente, Lei Estadual n. 1.172/76. São Paulo, 1976.
SÃO PAULO. Emplasa Sumário de Dados da Grande São Paulo. São Paulo, 1994.
SÃO PAULO. Emplasa Sumário de Dados da Grande São Paulo. CD-ROM. São Paulo, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1999 Luis Antonio Bittar Venturi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).