O ritmo semanal das atividades humanas e o clima na região metropolitana de São Paulo

Autores

  • Tarik Rezende de Azevedo Universidade de São Paulo
  • José Roberto Tarifa Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de Geografia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2001.123512

Palavras-chave:

Clima urbano, ritmo semanal de atividades humanas, São Paulo

Resumo

Este trabalho expõe onze evidencias de que o ritmo semanal das atividades humanas é um elemento significativo para explicar o sistema climático da Região Metropolitana de Sáo Paulo. Embora sugestivos, os resultados não são conclusivos, dada complexidade do próprio objeto, o clima, e a multiplicidade de hipó­teses em investigação em climatologia e meteorologia sob diversas abordagens metodológicas, espaciais e temporais. A conclusão deste trabalho é, tão somente, que o tema merece ser estudado com maior profundidade e maior abrangência espacial e temporal, exigindo o concurso de um montante de trabalho exeqüível apenas se realizado coletivamente. A principal e mais importante conclusão que pode advir de maior investigação do tema no futuro, e que já está expressa neste trabalho, é que parte das "alterações climáticas" imputadas à ação humana sobre o planeta, sobretudo em áreas urbanas, tem um caráter reversível em prazos muito curtos possivelmente semanas ou meses).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tarik Rezende de Azevedo, Universidade de São Paulo

G eógrafo, colaborador do Laboratório de Climatologia e Biogeografia do Depto. de Geografia - FFLCH / USP

José Roberto Tarifa, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de Geografia

Geógrafo, Professor do Departamento de Geografia FFLCH/USP

Referências

ALVES FILMO, A. P. (1996). Episódios Fluviais Intensos na Região M etropolitana de São Paulo: um a avaliação no decênio 1982-1991. Dissertação de Mestrado apresentada à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

AZEVEDO, T. R. de (1996). Determ inação e representação da distribuição espacial da chuva, um estudo de caso. Trabalho de Graduação Individual apresentado ao Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

AZEVEDO, T. R. de (2001a). Derivação antròpica do clima na Região M etropolitana de São Paulo abordada com o função do ritmo sem anal das atividades humanas. Tese de Doutorado apresentada à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

AZEVEDO, T. R. de (2001b). "O fluxo de calor gerado pelas atividades humanas no estudo climático da Região Metropolitana de São Paulo" in TARIFA, J. R., organizador, Os climas da cidade de São Paulo: teoria e prática, Editora Contexto, São Paulo (no prelo).

BRANDÃO, A. M. de P. M. (2000). "A ilha de calor de outono na cidade do Rio de Janeiro configuração em situações sinóticas contrastantes" in Variabilidade e Mudanças Climáticas, Editora da Universidade de Maringá, Maringá.

CABRAL, E. (1997). Análise das alterações clim áticas da Cidade de São Paulo (1887-1995) no contexto da expansão de sua mancha urbana. Dissertação de Mestrado apresentada à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de Sáo Paulo.

CASTRO, M. da G. da S. (1993), A Chuva Ácida na Cidade de São Paulo. Dissertação de Mestrado apresentada à Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

FRANÇA, A. (1946). Estudo Sobre o Clima da Bacia de São Paulo. Tese de Doutorado apresentada ao Instituto de Geografia da Universidade de São Paulo. Boletins da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Geografia, n.3.

FUMARI (1983). Insolação, radiação solar global e radiação liq u id a no Brasil. Dissertação de mestrado apresentada à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

JARDIM, C. H. (1998). Aspectos topoclimáticos urbanos na Bacia do Rio Aricanduva na Cidade de São Paulo (SP). Trabalho de Graduação Individual apresentado à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

LAMDSBERG, H. E. (1956). "The Climate of towns" ed. THOMAS, W. E. Man s role in changing the face o f the earth. Pub. for the WennerGrem Foud. for Antropological Research and the national and Science Found. University of Chicago Press.

LOMBARDO, M. A. (1985). Ilha de Calor nas Metrópoles - O exem plo de São Paulo. Hucitec, São Paulo.

LOPEZ, C. C. (1996). Aspectos da dinâmica da RMSP, com ênfase para a circulação de ventos. Trabalho de Graduação Individual apresentado ao Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

MATTOS, J. n. B. (1925). "O clima de São Paulo" Boletim do Serviço Meteorológico, série II, n.38. Secretaria da Agricultura, Commercio e Obras Públicas do Estado de São Paulo.

METRÔ Companhia do Metropolitano de São Paulo (1989). Pesquisa origem /destino 87: síntese das informações. METRÔ, São Paulo.

MOMTEIRO, C. A. (1971). "Análise rítmica em climatologia: problemas da atualidade climática em São Paulo e achegas para um programa de trabalho" in Climatologia, n.l. Instituto de Geografia da Universidade de São Paulo.

MOMTEIRO, C. A. (1976). Teoria e Clima Urbano. Instituto de geografia USP, São Paulo.

MOMTEIRO, C. A. (1990). "Adentrar a cidade para tomar-lhe a tem peratura" in Geosul, n.9. Departamento de Geociências da Universidade de Santa Catarina.

MORAES, A. C. R. COSTA, W. M. da & TARIFA, J. R. (1977). "Tipos de tem po e balanço de energia na Cidade de São Paulo" in Climatologia, n. 8, Instituto de Geografia, São Paulo.

ORE, T. R. (1973). "City size and the urban heat island" in Atm ospheric Environment, v.7, p.769-779.

OLIVEIRA, A. P. de & SILVA DIAS, P. L. da (1982) Aspectos O bservacionais da Brisa Marítima em São Paulo. In Anais do Segundo Congresso Brasileiro de meteorologia, Pelotas - RS., V.2, pp. 129-161, 18-22 outubro de 1982.

OLIVEIRA, S. et alli (1983). "Análise do fluxo de vento visando o transporte de poluentes na Região da Grande São Paulo" in Anais do 12° Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Am biental, CETESB, São Paulo.

PASCOAL, W. (1980). As inundações do Cambuci. Dissertação de mestrado apresentada à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

SAMTOS, P. M. dos (1964). O serviço m eteorológico do In stituto A stronôm ico e Geofísico da Universidade de São Paulo. Instituto Astronômico e Geofísico da Universidade de São Paulo.

SAKAMOTO, L. L. S. (1994). Relações Entre a Temperatura do A r e a "Configuração do Céu" na Área Central da Metrópole Paulista ­na: análise de Dois Episódios Diários. Dissertação de Mestrado apresentada à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

SETZER, J. (1946). "Contribuição para o estudo do clima do Estado de São Paulo" Separata atualizada do Boletim do Departam ento de Estradas de Rodagem, voi IX a XI de outubro de 1943 a outubro de 1945. Escolas Profissionais Salesianas, São Paulo.

SOBRAL, H. R. (1988). Poluição do ar e doenças respiratórias em crianças da Grande São Paulo: um estudo de geografia médica. Tese de Doutorado apresentada à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

TARIFA, J. R. (197 6 ). "Sobre um p rogram a de 'climatologia experimental' na Região Metropolitana de são Paulo" in Boletim Paulista de Geografia, n. 5 2 , Associação dos Geógrafos Brasileiros, São Paulo.

TARIFA, J. R. & MELLO, M. H. de A. (1984). "O hom em e as m udan ças climáticas no Brasil" in Anais do Terceiro Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, Sociedade Brasileira de Agrometeorologia, Campinas.

TARIFA, J. R. (1985a). "Clima: elementos naturais" in Q ualidade am biental, Série Documentos. Secretaria do Planejamento, Prefeitura do Município de São Paulo.

TARIFA, J. R. (1985b). "Qualidade do ar" in Qualidade am biental, Série Documentos. Secretaria do Planejam ento, Prefeitura do Município de São Paulo.

TARIFA, J. R. (1991). "Qualidade do ar no Município de São Paulo" Trabalho composto por 11 mapas na escala 1:50.000 desenvolvido como subsídio ao Plano Diretor do Município de São Paulo. Parcialmente publicado in Atlas Ambiental do Município de São Paulo. Prefeitura do Município de São Paulo.

TARIFA, J. R. & ARMANI, G. (2001). "Unidades Climáticas da Cidade de São Paulo (primeira aproximação)" in Atlas Ambiental do Município de São Paulo - FASE I. Secretaria do Verde e Meio Ambiente e Secretaria do Planejamento, Prefeitura Municipal de São Paulo.

TOLEDO, G. S. de (1973). Tipos de Tempo e Categorias C lim ática s Pia Bacia do A lto Tietê (1968) - Ensaio M etodológico. Tese de Doutorado apresentada à Faculdade de Filosfia, Ciências e Letras de Presidente Prudente.

XAVIER, T. de M. B. S. XAVIER, A. F. S. & SILVA DIAS, M. A. F. da (1994). "Evolução da precipitação diária num ambiente urbano: o caso da Cidade de São Paulo" in Revista Brasileira de M eteorologia, vol.9(l). Sociedade Brasileira de Meteorologia, São Paulo.

Downloads

Publicado

2001-12-10

Como Citar

AZEVEDO, T. R. de; TARIFA, J. R. O ritmo semanal das atividades humanas e o clima na região metropolitana de São Paulo. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), [S. l.], v. 5, n. 1, p. 9-35, 2001. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2001.123512. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/123512. Acesso em: 29 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)