O Mar e o Marítimo nos Trópicos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2004.123871Palavras-chave:
Maritimidade, trópicos, banhos de mar, veraneio, turismoResumo
No final do século XX, tudo que diz respeito ao mar se transformou em verdadeiro fenômeno da sociedade. As imagens do mar e do marítimo, veiculadas globalmente e associadas a mudanças socioeconômicas, tecnológicas e simbólicas, provocam a geração de um fluxo evidenciador dos espaços litorâneos mundiais e, no caso em evidência, dos trópicos. Este tipo de valorização, freqüentemente percebido conforme a noção de tropismo, indica bibliografia fortemente marcada por uma maritimidade dicotômica: de um lado, uma maritimidade externa ou moderna referente aos ocidentais; de outro lado, uma maritimidade interna ou tradicional referente às populações dos trópicos. A análise do processo de valorização dos espaços litorâneos em Fortaleza/Ceará/Brasil permite relativizar esta abordagem. Nesta cidade litorânea, uma elite local fascinada pelas práticas marítimas modernas (banho de mar, veraneio, banho de sol e turismo litorâneo, entre outros) produz os mesmos territórios e alimenta os mesmos desejos do Ocidente, inserindo-se em racionalidade reinante nos países pouco tocados pelo fluxo turístico internacional, a saber, um movimento de caráter cultural que suscita uma mudança de mentalidade dos grupos locais em face do mar e convida à releitura da abordagem dicotômica supracitadaDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2004-06-17
Como Citar
DANTAS, E. W. C. O Mar e o Marítimo nos Trópicos. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), [S. l.], v. 8, n. 1, p. 63-76, 2004. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2004.123871. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/123871. Acesso em: 25 mar. 2023.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).