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O júri simulado como proposta didático-pedagógica para a formação inicial do professor de geografia na perspectiva da aprendizagem baseada em problemas (PBL)

Léia Aparecida Veiga, Ricardo Lopes Fonseca

Resumo


Este estudo tem o objetivo de discutir o uso da metodologia ativa a partir de uma problematização junto à formação inicial do professor de geografia, buscando mesclar elementos da PBL (problem-based learning) com o júri simulado. Diferentemente do modelo convencional adotado nas instituições de ensino, a aprendizagem baseada em problemas (PBL) parte do problema para motivar e iniciar a aprendizagem. Essa experiência decorreu da aplicação de elementos da PBL juntamente com a prática do júri simulado numa disciplina presencial do curso de geografia na Universidade Estadual de Londrina. No que tange aos resultados, é possível afirmar que, entre os grupos de alunos que se envolveram na atividade, esse trabalho com uma proposta ativa por parte dos alunos ampliou seu conhecimento e reforçou sua autonomia, suas decisões e sua responsabilidade com o compromisso assumido.

 


Palavras-chave


College education. Teacher training. Problem-based learning (PBL). Geography.

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DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2018.125843

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