O Darwinismo Social na Geografia Humana do início do século XX: o caso da obra “Influences of Geographic Environment” de Ellen Semple
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2018.140469Palavras-chave:
Darwinismo Social, Evolucionismo, Ellen Semple, Geografia Humana nos EUA, EpistemologiaResumo
O artigo busca explicar a relação entre o Darwinismo Social, a institucionalização da Geografia Humana nos EUA nas primeiras décadas do século XX e as posturas epistemológicas e filosóficas que fundamentam a obra “Influences of Geographic Environment” (1911), escrita por Ellen Semple (1863-1932). O livro em questão foi uma das principais tentativas mais extensas de sistematização teórica da Geografia Humana produzidas nos EUA durante o período crítico de expansão da presença universitária da disciplina no país. Defenderemos a hipótese de que as ideias expostas pela geógrafa nesse trabalho evidenciam claramente que a construção do campo disciplinar no mundo de língua inglesa se deu a partir da internalização de posturas intelectuais derivadas do debate evolucionista que chegaram às Ciências Humanas através do Darwinismo Social e que foram favorecidas pelo contexto geopolítico de ascensão do imperialismo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).