Análise geográfica e cartografia histórica: subsídios para entender a organização espacial da área gênese de Petrópolis (RJ)

Palavras-chave: Organização Espacial, Espaço Urbano, Cartografia Histórica, Petrópolis

Resumo

Com um passado rico na produção de seu espaço urbano, a cidade de Petrópolis (RJ) sofreu mudanças ao longo do tempo nas formas, funções, estrutura e processos. Este trabalho visa discutir e avaliar a organização espacial da cidade serrana procurando remontar seu planejamento inicial. Para isso, se usou a Planta de Petrópolis (1846) e adotaram as categorias de análise forma, função, estrutura e processo. Como a Planta é um levantamento planimétrico sem origem espacial, projeção cartográfica ou coordenadas, foi preciso digitalizá-la, georreferenciá-la e vetorizá-la, a fim de extrair informações da área gênese da cidade para subsidiar as análises geográficas pretendidas. Os resultados apontam principalmente mudança da função inicial dos quarteirões previamente estabelecidos, substituída pela atividade industrial que criou polos de atração de mão de obra. Esses resultados se confirmaram na análise das formas espaciais pretéritas, criadas no contexto sociopolítico-econômico que as funcionalizou e modificou ao longo do tempo

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando de Souza Antunes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

Manoel do Couto Fernandes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Referências

AMBROZIO, J. C. G.O Presente e o Passado no Processo Urbano da Cidade de Petrópolis (Uma História Territorial). Tese (Doutorado em Geografia), Departamento de Geografia/FLCH, Universidade de São Paulo, São Paulo. 2008.
CORRÊA, R. L. Espaço: um conceito-chave da Geografia. In: CASTRO, I. E.; GOMES, P. C. C. P.; R.L. CORRÊA, R. L. (org). Geografia: Conceitos e Temas. 11ª edição. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2008.
CORRÊA, R. L. O Espaço urbano. Rio de Janeiro: Editora Ática, 1989.
CORRÊA, R. L.Região e Organização Espacial. São Paulo: Editora Ática, 1986.
COUTINHO, A. S. O. Relatorio do presidente da provincia do Rio de Janeiro, o senador Aureliano de Souza e Oliveira Coutinho, na abertura da AssembléaLegislativa Provincial no 1.o de março de 1846, acompanhado do orçamento da receita e despeza para o anno financeiro de 1846 a 1847. Niterói: Typographia de Amaral & Irmão, 1853.
FRIDMAN, F. De núcleos coloniais a vilas e cidades: Nova Friburgo e Petrópolis. In: Anais do IX Encontro Nacional da ANPUR, Rio de Janeiro: Associação Nacional de Planejamento Urbano e Regional, 2001.
FROÉS, C. O. Petrópolis - A Saga De Um Caminho. Petrópolis: Instituto Histórico de Petrópolis, 2006. Disponível em: http://www.ihp.org.br/site/ixcof.htm. Acesso em: 13 abril 2015.
GONÇALVES, L. F. H. Movimentos de Massa na Cidade de Petrópolis, In: GUERRA, J. T.; CUNHA, S. B. (Org.). Impactos Ambientais Urbanos no Brasil.. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Sinopse do Censo Demográfico 2010. 2010. Disponível em:
MAGALHÃES, C. A Função Industrial de Petrópolis, Revista Brasileira de Geografia, Rio de Janeiro, v. 28, n. 1, p.19-55, 1966. . Acesso em: 10 mar2017
NEVES, L. V. Estudos geoecológico de deslizamentos e inundações em Petrópolis (RJ): reflexões sobre o paradoxo do Primeiro Distrito. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Departamento de Geografia/IGEO, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro 2017.
PEDROSO, M. M. M. Petrópolis, de Fazenda à Núcleo Urbano, a Cidade Imperial em sua Formação. Instituto Histórico de Petrópolis, Petrópolis. 2007. Disponível em: http://www.ihp.org.br/lib_ihp/docs/mmmp20071008.htm. Acesso em: 14/12/2015.
RABAÇO, H.J. História de Petrópolis. Petrópolis: Instituto Histórico de Petrópolis/Universidade Católica de Petrópolis, 1985.
RAFFARD, Henri. Jubileu de Petrópolis. Rio de Janeiro: Companhia Typográphica do Brazil, 1895.
SANTOS, M. Espaço e Método. São Paulo: Nobel, 1985.
SANTOS, M. Por uma Geografia Nova: da crítica da Geografia a uma Geografia Crítica. São Paulo: HUCITEC, 1978
SOUZA, B. C. P. Os nomes geográficos de Petrópolis/RJ e a imigração alemã: memória e identidade. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Departamento de Geografia/IGEO, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro 2013.
TAULOIS, A. E. História de Petrópolis. 2007. Disponível em: http://www.petropolis.rj.gov.br/fct/index.php/turismo/conheca-petropolis/historia-de-petropolis.html. Acesso em: 13/01/2013.
Publicado
2020-03-02
Como Citar
Antunes, F., & Fernandes, M. (2020). Análise geográfica e cartografia histórica: subsídios para entender a organização espacial da área gênese de Petrópolis (RJ). GEOUSP Espaço E Tempo (Online), 24(1), 117-135. https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2020.148942
Seção
Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)