A reformulação da rede federal de ensino profissional como estratégia geopolítica para produzir inovação tecnológica no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2020.159877Palavras-chave:
inovação, educação profissional, Instituto federalResumo
Este artigo propõe uma reflexão sobre a política de reformulação da rede federal de ensino como estratégia geopolítica do governo federal para a educação profissional e as decorrentes imbricações territoriais da produção de inovações. Trata-se do estudo das transformações na educação profissional da rede federal de ensino para a melhora da educação nacional e para a competição econômica nacional e internacional, a partir da prospecção das potencialidades territoriais para a inovação. Com base numa revisão da bibliografia e a partir da pesquisa da produção de inovações patenteadas, investiga-se a correlação entre a educação profissional e a produção de inovações. O resultado da análise aponta que a educação profissional tem ensejado a produção de inovações técnicas e tecnológicas, evidenciado a correlação dessa produção com as características dos territórios onde ficam as unidades dos Institutos Federais.
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