La vidala do noroeste argentino: um compêndio de silêncios, coplas e energias cósmicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2022.198497

Palavras-chave:

reminiscência sonora, espaço, canto com caixa, vidala, noroeste argentino

Resumo

O presente texto busca refletir sobre a vidala como uma expressão do espaço geográfico. Partindo da ideia de que as músicas, cantos, melodias e as sonoridades de um território conformam as reminiscências sonoras dos espaços, deseja-se pensar que a vidala possui uma ancoragem geográfica com vários pontos: o canto, as coplas, a caixa, os silêncios e o cosmos. Esses cinco elementos não só caracterizam este gênero musical ancestral como também são aspectos a partir dos quais essa forma de expressão musical está ligada à terra.    

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Agustín Arosteguy, CONICET-IGRA-UBA

    Doutor do Programa Interdisciplinar em Estudos do Lazer (UFMG/Brasil). Escritor, tradutor e produtor cultural. 



Referências

ACHIG, D. Cosmovisión Andina: categorías y principios. Editorial. Revista de la Facultad de Ciencias Médicas, Cuenca, v. 37, n. 3, s/p, 2021.

AROSTEGUY, A. Cerro Colorado: misterios de un paisaje sonoro. Espaço e Cultura, Rio de Janeiro, n. 50, p. 49-69, 2021.

CARRIZO, M. Leda Valladares, guardiana de nuestras memorias sonoras. Ministerio de Cultura – Argentina. 17 de diciembre de 2020. https://www.cultura.gob.ar/leda-valladares-la-recopiladora-de-la-memoria-y-el-sonido-ancestral-9915/.

CENTRO DE CULTURAS ORIGINARIAS KAWSAY. Metodología propia: educación diferente. Cochabamba: Editorial Centro de Culturas Originarias Kawsay, 2005.

CESARINI, G. Blog http: Gianni Cesarini & amig@s: músicas, palabras y rincones de bellezas, 2017. Disponible en: http//www.giannicesarini.com/vidala-canta-la-vida-en-una-forma-musical-tipicamente-argentina/.

GUTIÉRREZ, V. H. Performance del canto coplero: la baguala y la vidala como práctica cultural andina. Tesis de maestría. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Estudos Latino-Americanos, 2016.

HAESBAERT, R. Identidades territoriais. In: ROSENDAHL, Z., CORRÊA, R. L. (Orgs.) Manifestações da cultura no espaço. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999. p. 169-190.

MONTES-BAQUER, J. Atahualpa Yupanqui. Un río que no cesa de cantar [documental]. Alemania: SWF Badén-Badén, 43 minutos, 1985.

LONG-ONHI, S. La vidala y la vidalita no son la misma cosa: Ambas formas musicales y poéticas, a las que se las suele confundir, tienen marcadas diferencias entre sí. La Nación 14 de agosto de 2010. Disponible en: https://www.lanacion.com.ar/economia/campo/la-vidala-y-la-vidalita-no-son-la-misma-cosa-nid1294247/.

ORQUERA, F. El proyecto musical de Leda Valladares: del sustrato romántico a una concepción ancestral vanguardista de la argentinidad. Corpus: archivos virtuales de la alteridad americana, Buenos Aires, v. 5, n. 2, p. 1-30, 2015.

PFLEIDERER, S. El sonido de los cerros quebrados. Diario Alfil, 2015. Disponible en: https://www.diarioalfil.com.ar/2015/09/15/el-sonido-de-los-cerros-quebrados/.

QUINTERO, J. (2013). El origen de las especies: canto con caja. Canal Encuentro, 2013. Disponible en: http://encuentro.gob.ar/programas/serie/8507/5891?temporada=1.

RÉBORI, B. Colección retratos sonoros 09. Leda Valladares. [Programa radial Raíces- CD] Buenos Aires: Secretaría de Cultura de la Nación, 1995.

RODRÍGUEZ, G. La sabiduría del Kóndor: un ensayo sobre la validez del saber andino. Quito: Abya-Yala, 1999.

ROJAS, R. El país de la selva. Buenos Aires: Librería Hachette, (1907, [1956]).

RUGGIA, B. 4 simbologías del carnaval humahuaqueño. Blog SerArgentino.com. 2021. Disponible en: https://www.serargentino.com/argentina/tradiciones/4-simbologias-del-carnaval-humahuaqueno.

SADIE, S. The New Grove Dictionary of Musical Instruments vol. I, vol. II y vol. III. London: Macmillan, 1985.

VALLADARES, L. Cantando las raíces: coplas ancestrales del noroeste argentino. Buenos Aires: Emecé, 2000.

VALLADARES, L. Autopresentación. Ciclo “La Argentina actual, por sí misma”. Tucumán: Instituto de Historia y Pensamiento Argentinos, Facultad de Filosofía y Letras, Universidad Nacional de Tucumán, 1978.

VALLADARES, L. Leda Valladares: su pasión por América. (1970, julio 2). La Gaceta, p. s.d.

VEGA, C. Los instrumentos musicales aborígenes y criollos de la Argentina. Buenos Aires: Editorial Centurión, (1946 [2016]).

YUPANQUI, A. La Capataza. San Luís: Nueva Editorial Universitaria, 2012.

YUPANQUI, A. Este largo camino: memorias. Buenos Aires: Cántaro, 2008.

ZENTENO BRUN, H. Acercamiento a la visión cósmica del mundo Andino. Punto Cero, La Paz, v. 14 n. 18, p. 83-89, 2009.

Publicado

2022-12-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AROSTEGUY, Agustín. La vidala do noroeste argentino: um compêndio de silêncios, coplas e energias cósmicas. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), São Paulo, Brasil, v. 26, n. 3, p. 56–77, 2022. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2022.198497. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/198497.. Acesso em: 21 maio. 2024.