A geografia dos anos iniciais como desafiadora e perigosa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2023.204745

Palavras-chave:

Geografia dos anos iniciais, Geografia desafiadora, Geografia perigosa, Geografia local, Geografia global

Resumo

A Geografia dos Anos Iniciais (AI) é um assunto bastante confortável. Ela tende a evitar tópicos da Geografia considerados "inaceitáveis", ameaçadores e potencialmente perigosos. Considerar desafio e 'perigo' na Geografia dessa fase escolar não é tanto sobre os perigos do trabalho de campo, mas sim sobre tópicos intelectuais, emocionais e socialmente perigosos, local e globalmente.  A tendência é ensinar o que é aceitável e não causar desconforto, focar nos aspectos positivos do mundo, demonstrar esperança. Porém isso não é sempre recomendável. Aqui serão descritos e questionados quatro argumentos em prol dessa abordagem confortável.  O argumento que versa sobre ‘ir com cuidado’ em um mundo inseguro, mesmo quando pensamos em crianças menores, mantém o indivíduo desinformado, e por isso deve ser questionado. O desejo de ser positivo não deve comprometer o ato de ser realista e honesto com as crianças, que por sua vez são capazes e resilientes. A fim de corroborar a proposta de uma abordagem mais exigente, até mesmo mais ‘perigosa’ em relação à Geografia dos AI, alguns tópicos que podem ser investigados pelas crianças são aqui sugeridos. Surge então a inevitável pergunta: a quem ensinamos Geografia? O objetivo desse artigo é levantar questionamentos e trazer uma reflexão sobre o papel da educação (em Geografia) no mundo atual.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Simon Catling, Oxford Brookes University. School of Education

    Emeritus Professor of Primary Education, School of Education, Oxford Brookes University, Oxford, United
    Kingdom.

Referências

BERG, L.; BEST, U.; GILMARTIN, M.; GUTZON LARSEN, H. (Ed.). Placing Critical Geography: Historical Geographies of Critical Geography. Abingdon, GB: Routledge, 2016.

CATLING, S. The danger in primary geography. Primary Geography, n. 107, p. 10-12, 2022.CATLING, S. Reflecting on knowledge and primary geography. In: FARGHAR, M.; MITCHELL, D.; TILL, E. (Ed.). Recontextualising Geography Education. Cham, CH: Springer, 2021. p. 55-70.

CATLING, S. Key concepts. In: WILLY, T. (Ed.). Leading primary geography. Sheffield, GB: Geographical Association, 2019. p. 17-27.

CATLING, S. High quality in primary humanities: insights from the UK’s inspectorates. Education 3 to 13, v. 45, n. 3, p. 354-364, 2017. doi: https://doi.org/10.1080/03004279.2017.1296923.

CATLING, S. Empowering pedagogy: giving children voice in primary geography – a personal perspective.International Research in Geographical and Environmental Education, v. 23, n. 4, p. 350-372, 2014. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1041275. Acesso em: 27 nov. 2022.

CATLING, S.; MARTIN, F. Contesting powerful knowledge: the primary geography curriculum as an articulation between academic and children’s (ethno-) geographies. The Curriculum Journal, v. 22, n. 3, p. 317-335, 2011. doi: https://doi.org/10.1080/09585176.2011.601624.

CATLING, S.; PIKE, S. Becoming acquainted: aspects of diversity in children’s geographies. In: HAMMOND, L.; BIDDULPH, M.; CATLING, S.; McKENDRICK, J. (Ed.). Children, education and geography: rethinking intersections. Abingdon, GB: Routledge, 2023. p. 83-101.

CATLING, S.; WILLY, T. Understanding and teaching primary geography. London: Sage, 2018.CHILDWISE. Childwise Monitoring Report 2020. Disponível em: https://www.childwise.co.uk/reports.html. Acesso em: 27 nov. 2022.

DASGUPTA, P. The economics of biodiversity: the Dasgupta Review Final Report. 2021. Disponível em: www.gov.uk/government/publications/final-report-the-economics-f-biodiversity-the-dasgupta-revi. Acesso em: 27 nov. 2022DEVINE, D. Children, power and schooling. Stoke on Trent: Trentham, 2003.

DOLAN, A. (Ed.). Teaching climate change in primary schools: an interdisciplinary approach. Abingdon, GB: Routledge, 2022.

DOLAN, A. Teaching powerful primary geography: a toolkit for 21st century learning. Abingdon, GB: Routledge, 2020.

DOLAN, A.; USHER, J. Where in the world is covid-19? Primary Geography, p. 10-12, 2021.

DUCKETT, D.; FELICIANO, D.; MARTIN-ORTEGA, J.; MUNOZ-ROJAS, J. Tackling wicked environmental problems: the discourse and its influence on praxis in Scotland. Landscape and Urban Planning, v. 154, n. 1, p. 44-56, 2016. doi: https://doi.org/10.1016/j.landurbplan.2016.03.015.

FLYNN, S.; MACKAY, A. (Ed.). Spaces of surveillance: states and selves. Cham, CH: Palgrave Macmillan, 2017.

FOSTER, J. (Ed.). Facing up to climate reality: honesty, disaster and hope. London: Green House, 2019.

FRANZEN, J. What if we stopped pretending? London: 4th Estate, 2021.

GATES, B. How to avoid a climate disaster: the solutions we have and the breakthroughs we need. London: Allen Lane, 2021.HICKS, D. Educating for hope in troubled times. London: Trentham, 2014.

KLAUSER, F. Surveillance and space. 2. ed. London: Sage, 2017.

KROENER, I. CCTV: a technology under thee radar? Farnham, GB: Ashgate, 2014.

NEWELL, B.; TIMAN, T.; KOOPS, B.-J. Surveillance, primacy and public space. Abingdon, GB: Routledge, 2018.

OFCOM. OFFICE OF COMMUNICATIONS. Children and parents: media use and attitudes report 2022. Disponível em: https://www.ofcom.org.uk/research-and-data/media-literacy-research/childrens/children-and-parents-media-use-and-attitudes-report-2022. Acesso em: 27 nov. 2022.

OWENS, P.; WILLY, T.; WITT, S. Editorial: Empowering geography. Primary Geography, p. 4-5, 2021.PEET, R. (Ed.). Radical geography. London: Methuen, 1977.RADCLIFFE, S. Decolonizing geography: an Introduction. Cambridge, GB: Polity Press, 2022.

SANTOS, M. The nature of space. Trad. B. Baletti. London: Duke University Press, 2021.

SCOFFHAM, S. Finding hope at a time of crisis. Primary Geography, p. 8-9, 2021.

SCOFFHAM, S.; RAWLINSON, S. Sustainability education: a classroom guide. London: Bloomsbury, 2022.SHARP, J. Geographies of post-colonialism: spaces of power and representation. 2. ed. London: Sage, 2023.

SHORER, A.; QUINN, K. Philosophy for children across the primary curriculum:inspirational themed planning. Abingdon, GB: Routledge, 2023.

STAPLES, W. Everyday surveillance: vigilance and visibility in postmodern life. Lanham, MY: Rowman and Littlefield, 2014.

TEACHING THE FUTURE. Report – Teaching the future: climate, citizenship and digital teaching. 2022. Disponível em: www.teachingthefuture.euD9. Acesso em: 27 nov. 2022.

THUNBERG, G. The climate book. Dublin: Allen Lane, 2022.

THUNBERG, G. No one is too small to make a difference. London: Penguin Random House, 2019.

UNFCCC. UNITED NATIONS FRAMEWORK CONVENTION ON CLIMATE CHANGE. COP27 Reaches Breakthrough Agreement on New “Loss and Damage” Fund for Vulnerable Countries [press release]. Disponível em: https://unfcc.int/news/cop27-reaches-breakthfough-agreement-on-new-loss-and-damage-fund-for-vulnerable-countries. Acesso em: 27 nov. 2022.

WMO. WORLD METEREOROLOGICAL ORGANIZATION. WHO Provisional State of the Global Climate 2022. Disponível em: https://library.wmo.int/index.php/IvI+notice_display&id=22156#.Y2pPiHbP1D9. Acesso em: 27 nov. 2022.

Publicado

2023-05-22

Edição

Seção

Ensaio

Como Citar

CATLING, Simon. A geografia dos anos iniciais como desafiadora e perigosa. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), São Paulo, Brasil, v. 27, n. 1, p. e-204745, 2023. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2023.204745. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/204745.. Acesso em: 27 abr. 2024.