O POVOAMENTO E A CIRCULAÇÃO NO VALE DO ARICANDUVA, DA COLONIZAÇÃO AO INÍCIO DA URBANIZAÇÃO: MOMENTOS DA FRAGMENTAÇÃO DO ESPAÇO NUMA PORÇÃO DA ZONA LESTE PAULISTANA

Autores

  • Fernando Rodrigues Déli Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de Geografia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2005.73974

Palavras-chave:

Colonização, fragmentação do espaço, caminhos antigos, vale do Aricanduva, São Paulo.

Resumo

A complexa estrutura fundiária e a orientação da circulação no planalto paulistano, estabelecidas a partir do período colonial, deixaram marcas significativas na configuração espacial do Vale do Aricanduva, na Zona Leste paulistana. Este estudo procura mostrar a complexidade da produção do espaço considerando-se a gênese dos processos envolvidos. Embora sem nenhuma pretensão de examinar o conjunto dos elementos envolvidos na produção do espaço no vale do Aricanduva, este artigo discute alguns aspectos relevantes da configuração do espaço local. Partindo da consideração do espaço herdado da economia colonial, compreende-se a existência, em diferentes períodos, de uma fragmentação da ocupação do espaço no vale do Aricanduva. Reflexos desta situação são evidenciados,por exemplo, até mesmo com a chegada da urbanização, a partir da superposição das estruturas urbanas da cidade de São Paulo à antiga organização do espaço local, reafirmando uma fragmentação, também, no processo de ocupação urbana do vale. Um aspecto que também pode ser depreendido da leitura deste artigo é que, para uma melhor compreensão de certos conflitos existentes hoje, ligados à posse e à propriedade do solo urbano, muitas vezes é necessário que se recorra à história pregressa da ocupação deste espaço.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fernando Rodrigues Déli, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de Geografia

    Geógrafo e Mestrando em Geografia Humana pelo Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo - FFLCH/USP, sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Margarida Maria de Andrade.

Referências

ÁLVARES, Amilton. “A Luta dos Sem-Título”. Jornal Diário Popular. São Paulo, 28 de outubro de 1998, p. 6.

AZEVEDO, Aroldo Edgard de. “Itaquera e Poá, subúrbios residenciais”. In: AZEVEDO, A. E. de (org.), A Cidade de São Paulo –Estudos de geografia urbana. São Paulo, Nacional, 1958, vol. IV, pp. 153-79.

AZEVEDO, Aroldo Edgard de. Subúrbios Orientais de São Paulo. Tese de Concurso à Cadeira de Geografia (XXV.ª) da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, 1945.

BOMTEMPI, Sylvio. “O Bairro de São Miguel”. In: História dos Bairros de São Paulo (Coleção). São Paulo, Dept.º de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura do Município de São Paulo, 1970.

COSTA, Emília Viotti da. Da Monarquia à República – Momentos Decisivos. 3.ª ed. São Paulo, Brasiliense, 1985.

DIVISÃO DE ARQUIVO DO ESTADO. Registros de Terras de São Paulo, vol. 4 (Senhor Bom Jesus do Brás). São Paulo, Dept.º de Museus e Arquivos da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, 1998.

DELI, Fernando Rodrigues. A Importância do Povoamento e da Circulação no Processo de Fragmentação do Vale do Aricanduva. Trabalho de Graduação Individual – Monografia. São Paulo, Dept.º de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 1994.

DPU – DEPT.º DE PLANEJAMENTO URBANO. Relatório do Plano Diretor de Santo André – Diagnóstico. Santo André, Coordenadoria de Planejamento da Prefeitura Municipal de Santo André, 28 de março de 1991.

LANGENBUCH, Juergen Richard. A Estruturação da Grande São Paulo – Estudo de geografia urbana. Rio de Janeiro, Fundação IBGE, 1971.

LEITE, José Antonio. “Terra de Ninguém – A ameaça vem de cima” (Reportagem de Capa). Revista Já – Diário Popular, ano 2, n.º 103. São Paulo, 25 de outubro de 1998, pp. 8-13.

LINGUITTE, Hedemir. Santuário de Nossa Senhora da Penha. São Paulo, Composição e diagramação João Roberto, 1989.

MARCÍLIO, Maria Luiza. A Cidade de São Paulo: Povoamento e População 1750- 1850. São Paulo, Pioneira/Editora da Universidade de São Paulo, 1973.

MARTINS, José de Souza. Subúrbio – Vida Cotidiana e História no Subúrbio da Cidade de São Paulo: São Caetano, do Império ao Fim da República Velha. São Paulo: Hucitec / São Caetano do Sul: Prefeitura de São Caetano do Sul, 1992.

MARTINS, José de Souza. “Surge uma nova História II”. Jornal Diário do Grande ABC. Santo André, 15 de maio de 1991, s/n.º página.

MEDICI, Ademir. Desenvolvimento Industrial e Demográfico. Seminário: Santo André, Conhecer é Preciso. Santo André, Coordenadoria de Planejamento da Prefeitura Municipal de Santo André, 1990.

MESQUITA, Elaine da Costa et al. “A Evolução Histórica do Tatuapé”. Jornal Gazeta do Tatuapé. São Paulo, setembro de 1983, p. 3.

MUSEU DE SANTO ANDRÉ. Santo André: Duas Cidades, Duas Histórias. Santo André, Secretaria de Educação, Cultura e Esportes da Prefeitura Municipal de Santo André, 1990.

PETRONE, Pasquale. “O Homem Paulista”. In: Boletim Paulista de Geografia, n.º 23. São Paulo, AGB, 1956, pp. 39-77.

PETRONE, Pasquale. Os Aldeamentos Paulistas e sua Função na Valorização da Região Paulistana - Estudo de geografia histórica. Tese de LivreDocência apresentada à cadeira de Geografia Humana da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, 1964. (Acervo de Microfilmes do CAPH / FFLCH / USP). [Obra publicada conforme a seguinte catalogação: PETRONE, Pasquale. Aldeamentos Paulistas. São Paulo, Editora da Universidade de São Paulo, 1995.]

SANTOS, Paulo da Silveira. “O Conselheiro Carrão”. In: Revista do Arquivo Municipal, n.º CLXXIV. São Paulo, Divisão do Arquivo Histórico da Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura do Município de São Paulo, 1967, pp. 17-70.

SANTOS, Regina Célia Bega dos. Rochdale e Alphaville: Formas Diferenciadas de Apropriação e Ocupação da Terra na Metrópole Paulistana. Tese de Doutorado. São Paulo, Dept.º de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 1994.

SANTOS, Wanderley dos. Antecedentes Históricos do ABC Paulista: 1550-1892. São Bernardo do Campo, Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo, 1992.

SANTOS, Wanderley dos. “História de Vila Carrão”. Jornal Gazeta do Carrão. São Paulo, 1.º de setembro de 1983, s/n.º página.

Downloads

Publicado

2005-08-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O POVOAMENTO E A CIRCULAÇÃO NO VALE DO ARICANDUVA, DA COLONIZAÇÃO AO INÍCIO DA URBANIZAÇÃO: MOMENTOS DA FRAGMENTAÇÃO DO ESPAÇO NUMA PORÇÃO DA ZONA LESTE PAULISTANA. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), [S. l.], v. 9, n. 1, p. 81–103, 2005. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2005.73974. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/73974.. Acesso em: 19 mar. 2024.