REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS ELEMENTOS DO CLIMA: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE MARINGÁ, PR E BOTUCATU, SP
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2006.73994Palavras-chave:
representação gráfica, elementos do clima.Resumo
A representação gráfica de quaisquer variáveis apresenta uma dupla finalidade: a primeira relacionada à sua variação no tempo e no espaço, e a segunda ao seu caráter didático. Os elementos do clima, como temperatura do ar e do solo, umidade relativa do ar, radiação solar global (direta e difusa), saldo de radiação (onda curta e onda longa), direção e velocidade do vento, pressão atmosférica, índice de chuvas e demais componentes derivados destes, evidenciam ao longo dos dias, dos meses e dos anos uma determinada curva característica que representa as condições de tempo e clima de determinada região. O que diferencia essa ou aquela localidade em termos climáticos é a amplitude da variação desses elementos no tempo e no espaço. Por exemplo, a curva diária dos níveis de radiação solar global em superfície em duas distintas localidades, situadas em diferentes latitudes, é idêntica, e o que as diferencia é a amplitude dos valores máximos e a energia total integrada ao longo do dia e do ano. O objetivo do presente trabalho é apresentar curvas instantâneas dos principais elementos do clima mostrando sua variação instantânea, diária e sazonal para as condições climáticas de Botucatu,SP e Maringá,PR, Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).