REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS ELEMENTOS DO CLIMA: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE MARINGÁ, PR E BOTUCATU, SP

Autores

  • Emerson Galvani Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de Geografia
  • Ivonete de Almeida Souza Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2006.73994

Palavras-chave:

representação gráfica, elementos do clima.

Resumo

A representação gráfica de quaisquer variáveis apresenta uma dupla finalidade: a primeira relacionada à sua variação no tempo e no espaço, e a segunda ao seu caráter didático. Os elementos do clima, como temperatura do ar e do solo, umidade relativa do ar, radiação solar global (direta e difusa), saldo de radiação (onda curta e onda longa), direção e velocidade do vento, pressão atmosférica, índice de chuvas e demais componentes derivados destes, evidenciam ao longo dos dias, dos meses e dos anos uma determinada curva característica que representa as condições de tempo e clima de determinada região. O que diferencia essa ou aquela localidade em termos climáticos é a amplitude da variação desses elementos no tempo e no espaço. Por exemplo, a curva diária dos níveis de radiação solar global em superfície em duas distintas localidades, situadas em diferentes latitudes, é idêntica, e o que as diferencia é a amplitude dos valores máximos e a energia total integrada ao longo do dia e do ano. O objetivo do presente trabalho é apresentar curvas instantâneas dos principais elementos do clima mostrando sua variação instantânea, diária e sazonal para as condições climáticas de Botucatu,SP e Maringá,PR, Brasil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Emerson Galvani, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de Geografia

    Professor Doutor do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

  • Ivonete de Almeida Souza, Universidade Estadual de Maringá
    Mestre e Doutoranda em Geografia Física. Professora na Universidade Estadual de Maringá.

Referências

BERTIN, Jacques. La graphique et le traitement graphique de l‘information. Paris, Flammarion.1977.

IQBAL, M. An introduction to solar radiation. London, Academic Press, 390p. 1983.

PASSINI, E. Y. Graph: Make and understand. In: Conference on teaching maps for children: theories, experiences and perspectives. Beginning the 3rd millennium, September 6-8, 2000, Eõtvõs Loránd University. Budapest, Hungary. p.41-50. 2000.

VIANELLO, R. L., ALVES, A. R. Meteorologia básica e aplicações. Viçosa: UFV, 448p. 2000.

Downloads

Publicado

2006-12-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

GALVANI, Emerson; SOUZA, Ivonete de Almeida. REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS ELEMENTOS DO CLIMA: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE MARINGÁ, PR E BOTUCATU, SP. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), São Paulo, Brasil, v. 10, n. 2, p. 131–140, 2006. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2006.73994. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/73994.. Acesso em: 14 abr. 2024.