A RELAÇÃO ENTRE ESPAÇO GEOGRÁFICO E O SURGIMENTO DE INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS : O CASO DAS EMPRESAS LATINO- AMERICANAS DE GRANDE PORTE.

Autores

  • Paulo Roberto Feldmann Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2007.74051

Palavras-chave:

Inovação, América Latina, Ambiente Empresarial, Atraso Tecnológico

Resumo

O texto mostra que o atraso tecnológico da América Latina ocorre devido às suas condições geográficas , que não contribuem para criar um contexto favorável ao surgimento de inovações, principalmente junto às grandes empresas da região. O artigo trata da relação entre as condições geográficas de uma determinada região e o surgimento de inovações, com o objetivo de analisar possíveis causas para o atraso da América Latina nas questões referentes ao desenvolvimento tecnológico. O texto aborda o problema tendo em vista as maiores empresas da região discutindo qual a explicação para o fato destas raramente estarem nos setores classificados como de alta tecnologia. Para buscar essa explicação, o artigo percorre vários autores que se debruçaram sobre o tema detendo-se, principalmente, naqueles que estabelecem comparações com outras regiões do globo, mormente os países asiáticos, tendo em vista caracterizar os aspectos geográficos decisivos para a ocorrência de inovações. O resultado é altamente preocupante, pois são raras as empresas da América Latina que conseguem projeção mundial, e as mesmas quase sempre fazem parte de setores da economia cujo o conteúdo tecnológico muito baixo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Feldmann, Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

Professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo

Downloads

Publicado

2007-08-30

Como Citar

FELDMANN, P. R. A RELAÇÃO ENTRE ESPAÇO GEOGRÁFICO E O SURGIMENTO DE INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS : O CASO DAS EMPRESAS LATINO- AMERICANAS DE GRANDE PORTE. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), [S. l.], v. 11, n. 1, p. 103-118, 2007. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2007.74051. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/74051. Acesso em: 31 maio. 2023.

Edição

Seção

Artigos