Os dois lados da moeda: Panamby e City Jaraguá, exemplos da fragmentação do espaço urbano paulista
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2010.74152Palavras-chave:
Fragmentação do espaço, Segregação socioespacial, Urbano, Bairro Panamby, City Jaraguá.Resumo
Segundo o filósofo Henri Lefebvre, o espaço produzido sob o domínio das relações de produção capitalistas é marcado pela fragmentação, homogeneização e hierarquização. O presente artigo analisa dois casos aparentemente opostos de provisão habitacional no município de São Paulo, mas que dada a lógica de reprodução do capital que se materializa no espaço e domina a sua produção e reprodução, apresentam alguns traços em comum na relação com o seu entorno. Ou seja, será explorada a idéia de que a racionalidade do modo capitalista de produção e as contradições da sociedade se combinam para a produção de um espaço que é segregado e segregador, cujas positividades e negatividades são vividas no cotidiano por seus moradores em graus que possuem relação com seu nível socioeconômico, mas cujo resultado final é um todo que parece ser menor que a soma das partes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).