Valorização imobiliária e reestruturação socioespacial: apontamentos teóricos a partir de um estudo sobre Porto Alegre
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2010.74155Palavras-chave:
Fronteiras urbanas, Valorização imobiliária, Neoliberalismo, Reestruturação socioespacialResumo
O presente trabalho tem por meta colocar em relevo alguns aspectos do processo de produção da metrópole brasileira contemporânea, apoiando-se na experiência de pesquisa sobre a dinâmica de reestruturação socioespacial em Porto Alegre. Utilizando a noção de fronteira urbana, pretende-se apontar algumas facetas da atuação do setor imobiliário e do Estado na produção e estruturação do espaço das metrópoles. Coloca-se em foco a permanente renovação do espaço promovida por grandes empresas incorporadoras de modo a reiteradamente torná-lo um valor de troca. Esse processo acentua-se na exata medida em que essas empresas encontram novas formas de capitalização, o que lhes permite uma atuação em escala nacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).