“PATRIMONIALIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO”: ENSAIO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE TURISMO, “PATRIMÔNIO CULTURAL” E PRODUÇÃO DO ESPAÇO
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2012.74255Palavras-chave:
Patrimônio cultural, Patrimonialização, Turismo, Produção do espaço, Contradição.Resumo
Este artigo objetiva construir uma análise crítica acerca da relação entre turismo, patrimônio e produção do espaço. Para tanto, parte de uma conceituação de cultura e de patrimônio cultural para, a partir daí, discutir o que se chamou aqui de “patrimonialização do patrimônio”, ou seja, a institucionalização de mecanismos de proteção do patrimônio cultural, material e imaterial. Essa reflexão é norteada por uma premissa fundamental, ou seja, pelo reconhecimento de que os processos em tela são parte do processo conflituoso e contraditório de produção do espaço, abrigando, por isso, no seu interior, um sem número de contradições. Tais contradições são discutidas, uma a uma, ao longo da exposição.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).