TERRITÓRIO, MÚSICA E DIFUSÃO DE INFORMAÇÕES: O CIRCUITO SONORO EM CAMPINAS-SP

Autores

  • Cristiano Nunes Alves Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2013.74950

Palavras-chave:

Uso do Território, Comunicação, Informação, Música, Urbanização.

Resumo

A problemática em torno da espessura do circuito de rádio FM e produção fonográfica em Campinas é o objetivo desta pesquisa. O circuito FM em Campinas entra decisivamente no campo da indústria cultural a partir da década de 1970, tendo se expandido concomitantemente ao circuito de produção fonográfica, num contexto de urbanização e metropolização crescentes no Brasil. Observamos que em contrapartida ao circuito FM, certa componente musical residual nos lugares movimenta, entre outros, a produção fonográfica alternativa e as rádios livres. Envolvidos por uma divisão técnica e territorial do trabalho dinamizada por círculos ascendentes de informação, esses circuitos residuais mais territorializados sobrevivem e por vezes se contrapõem à cisão e fragmentação urbanas. Trata-se, pois, de um estudo de Campinas enquanto um lugar que abriga em seu cotidiano densidades técnica, informacional e comunicacional. Interessa-nos apreender as condições geográficas contemporâneas de vida nesta cidade, indagando sobre seu componente comunicacional.

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Publicado

2013-08-30

Edição

Seção

PARTE VI - Território e cultura: a força do mercado, a força do lugar

Como Citar

ALVES, Cristiano Nunes. TERRITÓRIO, MÚSICA E DIFUSÃO DE INFORMAÇÕES: O CIRCUITO SONORO EM CAMPINAS-SP. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), São Paulo, Brasil, v. 17, n. 2, p. 294–310, 2013. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2013.74950. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/74950.. Acesso em: 26 abr. 2024.