Em diversos pontos da rede: divisão territorial das operações de Contact Center no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2014.83537Palavras-chave:
empresas de Contact Center, divisão territorial do trabalho, uso corporativo do território, desenvolvimento geográfico desigual, ajuste espacial.Resumo
O artigo tem como objetivo analisar a apropriação do desenvolvimento geográfico desigual brasileiro pelas empresas de Contact Center. A constituição e expansão das operações brasileiras de teleatendimento estão atreladas às privatizações do setor de telecomunicações, com a aquisição das empresas estatais por grandes transnacionais, e a consequente terceirização dos serviços a partir do final da década de 1990. A análise da divisão territorial do trabalho das empresas Contact Center revela a presença de forças centrípetas, com a manutenção do controle nas principais metrópoles brasileiras, e centrífugas, com a dispersão das unidades de produção para os centros urbanos não metropolitanos e para a região Nordeste. O uso seletivo da densidade técnica e informacional do território brasileiro permite às empresas a incorporação lucrativa de áreas onde os recursos, principalmente, capital e trabalho, são desvalorizados.
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