A paisagem urbana brasileira – tipos ideais
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2015.97116Palavras-chave:
paisagem, tipos ideais, paisagem urbana, teoria geográficaResumo
Em 1976 o geógrafo Donald Meinig publicou uma coletânea de textos nos quais a paisagem era interpretada. Ele próprio apresenta o que considera ser os tipos ideais – no sentido weberiano – de paisagens americanas. Estas paisagens condensam a experiência e a visão de mundo dos americanos, sendo frequentemente reproduzidas em filmes, cartazes e folhinhas. As três paisagens discutidas por Meinig sugerem inúmeros questionamentos mas também nos leva a indagações sobre tipos ideais de paisagens brasileiras. Nostalgia e segregação residencial são temas que aparecem a partir do texto de Meinig. Em relação ao Brasil o campo de investigação em tela está aberto. Que tipos ideais de paisagens brasileiras podem ser elaborados, construídos intelectualmente pelos geógrafos com representações gerais das paisagens brasileiras? Este breve ensaio procura contribuir nesta direção.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Publicado
2015-04-03
Edição
Seção
Ensaio
Licença
Copyright (c) 2015 GEOUSP: Espaço e Tempo (Online)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
CORRÊA, Roberto Lobato. A paisagem urbana brasileira – tipos ideais. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), São Paulo, Brasil, v. 19, n. 1, p. 08–10, 2015. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2015.97116. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/97116.. Acesso em: 13 set. 2024.