Turismo, imagem do lugar e competitividade na globalização
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.1997.123229Palavras-chave:
Turismo, imagem do lugar, marketing, globalização, políticas públicasResumo
A produção de imagens turísticas dos lugares atravessa um novo momento diante das novas estratégias de marketing e propaganda. A gestão de marcas é o seu aspecto mais recente face à crescente competitividade entre os lugares na globalização. Assim, este trabalho aborda a importância da imagem do lugar para as políticas do poder público.
Downloads
Referências
ASHWORTH, Q. & VOOQD, H(1990). Can be places sold for tourism? In: ASHWORTH, G. & GOODALL, B(Orgs). Marketing tourism places. London, Hew York: Routledge.
AUGÉ, M. ( 1994). Não-lugares. São Paulo: Papirus.
BAPTISTELLA FlLHO (1982). Formulação para um programa de marketing de turismo social para o trabalhador. Tese de doutorado. São Paulo: FEA/USP.
BALTAZAR, A(1996). Imagens rurais na telenovela brasileira. Cadernos Ceru, série 2, n.9 7 p.67-81.
BOZOMMET, J. P( 1991). Homo montivagus saisi la publicité. Revue de G éographie Alpine, n.24.
BRAM W ELL, B. & RAWDIMG,L (1996). Tourism marketing images of industrial cities. Annals of Tourism Research, 23(1):201-21.
CAZES,G( 1987). La géographie du tourisme: réflexion sur les objectifs et les pratiques en France. Annales de G éographie. Paris, 96(537):595-600.
CRUZ, R. A. C(1995). Turismo e impacto em ambientes costeiros: Projeto Parque das DunasVia Costeira, Hatal(RH). Dissertação de mestrado. São Paulo, FFLCH/USP.
DEBRAY, R(1994). Vida e morte da imagem. Petrópolis: Vozes. EMBRATUR/SUDEME/BMB/CTI-ME. Prodetur (1992).
FIGUEROLA, M( 1988). Marketing de los servicios de las empresas turísticas. Estudios Turísticos. Madrid, (100);75-101.
LAZZAROTTI, O. (1994). La géographie dans la controverse touristique. Armales de Géographie. Paris, (580): 627-650.
LEANDRO, A. G. (1996). Imagem e turismo: identidade ou ideologia? Inédito.
MIOSSEC, J.M (1977). L'image touristique comme introduction à la geographie du tourisme. Armales de Géographie. Paris, 58(773): 55-68, jan./fev.
NICOLÁS, D.H (Org.)( 1989). Teoría y praxis del espacio turístico. México: Xochimilco.
PEIXOTO, Nelson Brissac (1993). Passagens da imagem: pintura, fotografía, cinema, arquitetura. In: A imagem máquina. Rio de Janeiro: Ed. 34. p.237-52.
PINHO, J (1994). O composto de comunicação e a marca: um estudo da contribuição da propaganda e da publicidade ao processo de construção da imagem de marca. Tese de Doutorado. São Paulo, ECA/USP.
SANTOS, M(1995). Técnica, espaço, tempo. São Paulo: Hucitec.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1997 Aldo Gomes Leandro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).