Docklands: disputas intestinas na formação da paisagem urbana de Londres

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2019.157633

Mots-clés :

Docklands, requalificação urbana, produção do espaço, política urbana

Résumé

Ao longo de se sua história a área de Londres que hoje conhecemos como Docklands foi objeto de muitas disputas econômicas e políticas. Sua paisagem urbana constitui, e constituiu ao longo do tempo, o epifenômeno de tais contendas. Por um lado, empresas buscam espaços estratégicos e investem em tecnologia para se tornarem mais produtivas e competitivas. Por outro lado, governos, instituições, partidos e associações políticas definem suas ações em prol de diferentes projetos cidade, que por sua vez são estruturados em dois eixos ideológicos opostos: um mais liberalizante e outro mais socializante. As duas linhas políticas, representadas pelos partidos trabalhista e conservador, se alternaram no poder. Nesse processo, ambos os grupos políticos foram obrigados ceder quando confrontados com as consequências de suas ações ideologicamente orientadas.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Biographie de l'auteur

  • André Lima de Alvarenga, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
    Pós-Doutorado na Universidade Federal Fluminense com bolsa PNPD/CAPES.

Références

BARNES, J., COLENUTT, B. e MALONE, P., London: Docklands and the State. In: MALONE, P., City, capital and water. London: Routledge, 1996. pp. 14-36.

BEARD, N. London Docklands: an example of inner city renewal. Geography, vol. 64, no. 3, pp. 190–195, 1979. www.jstor.org/stable/40570212.

BROWNILL, S., Turning the East End into the West End: the lessons and legacies of the London Docklands Development Corporation. In: IMRIE, R. e THOMAS, H. (Orgs.) British urban policy: an evaluation of the urban development corporation, Londres: Sage, 1999. pp. 43-63.

BROWNIL, S. e O’HARA, G., From planning to opportunism? Re-examining the creation of the London Docklands Development Corporation, Planning Perspectives, vol 30, n.4, pp. 537-570, 2015.

BUTLER, T. Re-urbanizing London Docklands: gentrification, suburbanization or new urbanism? International Journal of Urban and Regional Research, vol. 31, n. 4, pp. 759-781, 2007. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/j.1468-2427.2007.00758.x

CHURCH, A. Transport and urban regeneration in London Docklands: a victim of success or a failure to plan? Cities, vol. 7, n. 4, pp. 289-303, 1990. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/0264275190900275.

DAVIDSON, M. e LEES, L. New-build ‘gentrification’ and London’s riverside renaissance, Environment and Planning, vol. 37, pp. 1165-1190, 2005. https://journals.sagepub.com/doi/10.1068/a3739

DUARTE, Ronaldo Goulart. O processo de reabilitação e renovação urbana na cidade do Rio De Janeiro e suas perspectivas. Revista electrónica de Geografía Y Ciencias Sociales, vol. IX, n. 194 (44), 2005. http://www.ub.edu/geocrit/sn/sn-194-44.htm.

EDWARDS, B. London Docklands: urban design in an age of deregulation. Oxford: Butterworth-Heinemann, 1992.

HINSLEY, H. e MALONE, P. London: planning and design in Docklands. In: MALONE, P., City, capital and water. Londres: Routledge, 1996.

KOLLEWE, J., Canary Wharf timeline: from the Thatcher years to Qatari control. S.l, The Guardian, 2015. https://www.theguardian.com/business/2015/jan/28/canary-wharf-timeline-london-building-docklands-thatcher.

LOVELL, J. Stevedores and dockers: a study of trade unionism in the Port of London, 1870-1914. Londres, Palgrave Macmillan, 1969.

MOGG, E. London in miniature: surroundings and villages: Londres, 1806. https://commons.wikimedia.org/wiki/File:1806_Mogg_Pocket_or_Case_Map_of_London,_England_-_Geographicus_-_London-mogg-1806.jpg/ Acessado em 17/04/2019.

MONIÉ, F. Cidades, portos e cidades portuárias na era da integração produtiva. RAP, vol. 40, n. 6, pp. 975-995, 2006. http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-76122006000600003&script=sci_abstract&tlng=pt.

PAGE, Stephen. The London Docklands: redevelopment schemes in the 1980s. Geography, vol. 72, n. 1, pp. 59-63, 1987. http://www.jstor.org/stable/40571222.

SCHUBERT, D. Transformation processes on waterfronts in seaport cities: causes and trends between divergence and convergence. In: KOKOT, W., GANDELSMAN-TRIER, M. at alli. Orgs. Port cities as areas of transition: ethnographic perspectives. Bielefeld: Transcript, 2008. pp. 25-46. https://doi.org/10.14361/9783839409497.

SCOTT, S. The river Thames and the Tower of London. 1771. https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Samuel_Scott_-_The_Thames_and_the_Tower_of_London_Supposedly_on_the_King%27s_Birthday_-_Google_Art_Project.jpg. Acessado em 17/04/2019.

SMITH, N. Toward a theory of gentrification: a back to the city movement by capital, not people. Journal of the American Planning Association, vol. 45, n. 4, pp. 538-548, 1979. https://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1080/01944367908977002?needAccess=true

WARD, R. "London: the emerging docklands city." Built Environment, vol. 12, n. 3, pp. 117-127, 1986.

WELLER, E. River Thames with the Docks from Woolwich to the Tower, 1882. https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Thames_river_1882.jpg

YOUSAF, A. Canary Wharf after sunset. 2014. https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Canary_Wharf_after_sunset_(14950863732).jpg. Acessado em 17/04/2019.

http://www.pla.co.uk/Port-Trade/History-of-the-Port-of-London-pre-1908.

http://www.visionofbritain.org.

Publiée

2019-06-17

Numéro

Rubrique

Artigos

##plugins.generic.funding.fundingData##

Comment citer

ALVARENGA, André Lima de. Docklands: disputas intestinas na formação da paisagem urbana de Londres. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), São Paulo, Brasil, v. 23, n. 2, p. 342–360, 2019. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2019.157633. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/157633.. Acesso em: 21 mai. 2024.