Mapeamento socioambiental como contribuição metodológica à formação de professores e aprendizagem social
Autores
Denise de La Corte Bacci
Universidade de São Paulo. Instituto de Geociências. Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental
Vânia Maria Nunes dos Santos
Universidade de São Paulo. Instituto de Energia e Ambiente. Laboratório de Pesquisas e Práticas em Educação e Sustentabilidade. Grupo de Pesquisa em Governança Ambiental
(Re)conhecer o lugar em que se vive por meio de metodologias que usam o mapeamento como ferramenta para esse fi m tem como objetivo promove o (re)pensar de conceitos e a construção de novos conhecimentos e valores capazes de contribuir para a transformação de práticas, bem como para o desenvolvimento de novas competências, visando à gestão de confl itos por meio de processos de coaprendizagem e participação de forma plena e efi caz na solução/tomada de decisão sobre problemas. O mapeamento socioambiental é um instrumento didático-pedagógico de diagnóstico, planejamento e ação que promove a participação dos diferentes atores sociais na busca pela melhoria da qualidade de vida e na promoção da educação ambiental.