Editorial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.i40p1-4

Palavras-chave:

Linguística italiana, Ensino e aprendizagem do italiano L2, Imigração italiana, Colocações, Fonética e fonologia

Biografia do Autor

  • Elisabetta Santoro, Universidade de São Paulo

    É graduada em Línguas e Literaturas Estrangeiras na Università degli Studi di Bari (alemão/ inglês) e em Tradução na Ruprecht-Karls Universität de Heidelberg (alemão/italiano/português). Mestrado e doutorado foram concluídos na Universidade de São Paulo (USP), na qual desde 2003 é docente da Área de Língua e Literatura Italiana. Seus principais interesses de pesquisa são: aquisição, aprendizagem e ensino do italiano L2, pragmática linguística, semiótica narrativa e discursiva e relações Itália-Brasil, Sobre esses temas publicou artigos e ensaios. É presidenta da Associação Brasileira de Professores de Italiano (ABPI), membro da diretoria da Associação Internacional de Professores de Italiano (AIPI) e sócia de outras associações científicas da área. É líder do Grupo de Pesquisa “Pragmática (inter)linguística, cross-cultural e intercultural” (GPP) e vice-líder do Grupo de Pesquisa “Língua, Identidade e Memória: o italiano dos Italianos do Brasil” (GLIM), além de pesquisadora do LEER (Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação da Universidade de São Paulo).

  • Angela M. T. Zucchi, Universidade de São Paulo

    Docente da Área de Língua e Literatura Italiana da Universidade de São Paulo (USP) e do Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Italianas. 

  • Adriana Mendes Porcellato, Universidade de São Paulo

    Possui doutorado pelo Programa de Língua, Literatura e Cultura Italianas da Universidade de São Paulo em convênio com a Università di Roma La Sapienza e a Università degli Studi Roma Tre (Itália) e tem mestrado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Em seus estudos, investigou o papel da pragmática e da cultura no ensino de línguas estrangeiras (italiano e inglês), com foco na análise e desenvolvimento de material didático. Desde 2016, é membro do Grupo de Pesquisa em Pragmática (inter)linguística, cross-cultural e intercultural (USP).

Downloads

Publicado

2020-12-31

Edição

Seção

Editorial

Como Citar

Santoro, E., Zucchi, A. M. T., & Porcellato, A. M. (2020). Editorial. Revista De Italianística, 40, 1-4. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.i40p1-4