A Semiótica Narrativa e Discursiva como Instrumento na Integração entre o Ensino de Língua e de Literatura
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i18p25-39Resumo
Partindo de reflexões sobre a necessidade de integração entre o ensino de línguas estrangeiras e literatura, que pode ser concretamente realizada analisando textos literários em sala de aula, o artigo propõe a utilização da Semiótica narrativa e discursiva fundada por A. J. Greimas que, por constituir-se como teoria da significação, propicia a descoberta das relações no interior dos textos e ajuda a revelar aspectos dos discursos que unem o plano do conteúdo e o plano da expressão. Faz-se assim possível uma análise linguística dos textos poéticos, que permite perceber, por um lado, a funcionalidade discursiva dos fatos gramaticais e, por outro, a realização do literário e dos efeitos estilísticos nos textos.Downloads
Publicado
2009-12-30
Como Citar
Santoro, E. (2009). A Semiótica Narrativa e Discursiva como Instrumento na Integração entre o Ensino de Língua e de Literatura. Revista De Italianística, (18), 25-39. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i18p25-39
Edição
Seção
Artigos
Licença
A revista retém os direitos patrimoniais dos artigos e os publica simultâneamente sob uma Licença Creative Commons-Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações.